quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Mudança no Transporte Alternativo desagrada usuários do serviço

Flávio Azevedo
Um vídeo gravado por Antônio Ralf na tarde dessa quarta-feira (23/01), no ponto do Transporte Alternativo de Rio Bonito, expõe uma situação que está causando transtornos aos usuários do serviço. A orientação que os passageiros estão recebendo no ponto das vans é que está proibido parar ao longo da viajem. O carro que parte de Rio Bonito, só pode parar no ponto final. A Van que parte de Niterói ou Alcântara, só pode parar no ponto final. Caso pare no meio do trajeto, para deixar ou pegar passageiros, o veículo pode ser multado.

O vídeo gravado por Antonio Ralf já tem mais de 40 mil visualizações. A novidade deixou os usuários de Vans indignados. Eles aproveitaram o espaço para criticar a situação. As críticas mais duras foram direcionadas a Rio Ita e ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro). Mas a internauta, Eliane Martins; culpa a “maldita Rio Ita”. Além de dizer que a “empresa não tem coragem de colocar veículos com ar refrigerado”, ela se solidariza com os condutores. “Coitados desses motoristas que trabalham na Rio Ita”.
Também culpa a Rio Ita, a internauta Alessandra Gonçalves. “A Rio Ita poderia investir o dinheiro em ar condicionado para os ônibus ao invés de pagar algum órgão por esta ordem aí”. Também sobram críticas para o Detro. Para Felipe da Silva, esse absurdo acontece porque “o Detro é uma piada”. Ele aproveita para questionar em que essa medida vai melhorar o transporte. Alguns comentários lembram as situações envolvendo os ex-governadores, Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão, o Rei do Ônibus, Jacó Barata; e as prisões dessas figuras. O comerciário Rusivel Faria acusou o Detro de ser “comandado pelas empresas de ônibus”.

A internauta Alym Oliveira aproveita a oportunidade para disponibilizar o número da Ouvidoria do Detro (98596-8545) e acrescenta: “mande mensagem e reclame”. João Luís Rodrigues destacou que esteve em Rio Bonito no dia anterior e não pode embarcar, porque iria descer em Tanguá. A internauta, Marlene Ferreira; frisou que “essa safadeza da Rio Ita acontece porque, graças a Deus, o povo de Rio Bonito e Tanguá são calmos”. Etiele da Silva ironizou: “não pega nem ônibus nem van, vá de Uber”. A internauta Juliana Lisboa acrescenta que “a população precisa buscar seus direitos e por a boca no trombone”.

A internauta Monica Coutinho compara o Detro ao Detran e diz que são entidades que “só servem para roubar”. Moradora do bairro Praça Cruzeiro, Dayana Lima; comenta que “isso prejudica a população e também as pessoas que trabalham nas vans”. 
– Então eu que pego a Van no ponto da Praça Cruzeiro, não vou poder mais? Tem cabimento isso! Há mais de dois anos inventaram uma regra de só poder passar pelo Green Valley e eu saí prejudicada também. Vamos denunciar isso galera – disparou.

Explicações
Através de sua Assessoria de Comunicação, o Detro explica a nossa reportagem que essa determinação existe desde 2007. Assinado pelo Ex-governador, Sérgio Cabral, quando reformulou o Transporte Alternativo, o Decreto 40872/2007 determina que os veículos de Transporte Suplementar parem somente ponto final. Desde 2007 os carros que param ao longo do trajeto são passíveis de multa. Nos últimos dias a fiscalização apenas foi intensificada. 

Outra informação oferecida pelo Detro, através da sua Assessoria de Comunicação, trás esclarecimentos sobre a climatização dos ônibus. Esse assunto diariamente está na mídia, mas essa lei é municipal, logo, só atinge as empresas que fazem o transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro. As empresas que fazem o transporte intermunicipal, como a Rio Ita, estão fora dessa obrigatoriedade.

3 comentários:

  1. ATENÇÃO MPE FAÇA UM ENORME FAVOR A POPULAÇÃO QUE ESTÁ SENDO PREJUDICADA COM ESSA DETERMINAÇÃO, INVESTIGANDO A EMPRESA RIO ITA E O DETRO!!!
    SE HÁ IDONEIDADE, ELES CERTAMENTE IRÃO COLABORAR COM A INVESTIGAÇÃO...

    ResponderExcluir
  2. Ministério Público do Rio de Janeiro.
    Sede MPRJ: Av. Marechal Câmara, n° 370 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - CEP 20020-080
    Telefone: (21) 2550-9050
    Vamos denunciar!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. As Vans Alcãtara X Rio bonito já estão circulando?

    ResponderExcluir