terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Governador Wilson Witzel impressiona com postura diferente

Flávio Azevedo
O governador, Wilson Witzel; durante o sepultamento do soldado Daniel Mariotti,
Eu gosto muito de filmes de ação! Eles geralmente são estadunidenses e retratam a Cultura daquele país (considerado por muitos um exemplo a ser seguido). Eu não sei se vocês já observaram, mas quando morre um soldado, um policial, um oficial; sobretudo quando estão em ação, os filmes mostram o governador, o prefeito, uma série de superiores, às vezes, até o presidente do EUA, presentes no sepultamento. O falecido é condecorado postumamente e uma série de homenagens acontece, inclusive, com extensão a família que fica com a sensação de ter perdido um herói.

Aqui no Brasil raramente vemos as autoridades nesses acontecimentos. A família do morto é quase ignorada, por vezes a viúva leva meses para conseguir um caco de pensão, o sujeito é sepultado como se fosse um cachorro (alguns cães são enterrados com mais pompa). 

Quando eu vi o governador Wilson Witzel, no último domingo (06/01), no sepultamento do soldado, Daniel Henrique Mariotti; morto no dia anterior em confronto com assaltantes, eu fiquei com a impressão de estarmos ingressando em outro tempo. Exatamente como vemos nos enlatados estadunidenses. 

O governador ajudou a carregar o caixão do soldado e depois do sepultamento atendeu a mídia para dizer que “não vamos permitir que o crime organizado continue barbarizando a nossa sociedade”. Ele também prometeu “agir com rigor”, ressaltou que “o Estado é mais forte” e encerrou afirmando que “todos os esforços e meios para aniquilar e asfixiar o crime organizado serão utilizados”.

Ainda no domingo de manhã, via Twitter, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do soldado, se solidarizou com os enlutados e prometeu empenho na busca por soluções.
– A caça aos agentes de segurança e o massacre dos cidadãos de bem sempre foram tratados como números. Legislativo, Executivo e Judiciário, juntos, devem, na lei, propiciar garantias para que o bem vença o mal – escreveu o presidente.

Apesar do meu coração cético com a política e com os eleitores, essa mudança de postura me faz ter alguma esperança e quase acreditar que estamos num caminho melhor. Eu sei que erros acontecerão. Muito provavelmente picaretagens também serão descobertas nas esferas, federal e estadual (a corrupção é característica do gênero humano), mas o que estou vendo nesse início anima. 

Tomara que isso não seja apenas uma impressão. Parabéns ao governador Witzel e vamos em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário