segunda-feira, 22 de junho de 2026

Escritor Esio Santos lança livro e promove noite de autógrafos

“Ouço, Vejo, Escrevo Deus”; é a obra do escritor riobonitense, Esio Santos; que será lançada na noite dessa segunda-feira (22/06), a partir das 19h30min, na capela de São João Batista, no bairro Praça Cruzeiro, em Rio Bonito/RJ. A noite de autógrafos da obra faz parte da programação em celebração ao padroeiro da paróquia que terá seu dia culminante na próxima quarta-feira (24).

O livro é composto por um conjunto de poesias “que acalmam a alma e inspiram o coração”; além de serem “mensagens que fortalecem a fé e a esperança”. Os interessados na obra já podem reservar seu exemplar através do telefone (21) 99531 – 9883.

Na noite dessa segunda-feira, após a missa, o escritor, Esio Santos; está aguardando você! Vamos em frente! #flavioazevedo

1º Seminário de Sensibilização no Atendimento as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista - Tanguá

A Câmara Municipal de Tanguá sediou na última quinta-feira (18/01), o 1º Seminário de Sensibilização no Atendimento as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa foi do vereador, Rafael Maçulo (PSDB). Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de Educação e apoiadores das causas dos Autistas; marcaram presença no seminário.

Nesse recorte do seminário, a palestra da gestora da Clínica Escola do Autista, Marcele de Almeida Millen. Vamos em frente! #flavioazevedo

domingo, 21 de junho de 2026

Eneagrama para Líderes – Sabrina Freira e Wellington Mendes (Nutrição/Educação Física)

Já está definida a data da próxima edição do Eneagrama Para Líderes: nos próximos dias 25 e 26 de julho. Recebe novamente o curso a Pousada e Restaurante AmanheSer da Terra, em Rio Bonito/RJ. Iniciativa do escritório Dário Alves Contabilidade em parceria com o Flor do AmanheSer Medicina Integral.

A primeira edição aconteceu nos dias 28 e 29 de março. Foram dois dias de evento imersivo, em ambiente muito verde, com foco em empresários, gestores, executivos, profissionais liberais, líderes religiosos, educadores, políticos, mentores e coaches.

Nesse recorte um trecho da entrevista com Sabrina Freira (Nutricionista) e Wellington Mendes (Educação Física). O casal comanda a Academia Hitt, em Rio Bonito. Eles comentam o aprendizado com o Eneagrama, sugere que casais façam o curso “juntos” e afirmam que identificaram os filhos e colaboradores.

O Programa Flávio Azevedo cobriu o evento com Podcast montado no local para entrevistar participantes, parceiros e os palestrantes. Foram 25 entrevistas a respeito da atividade dos entrevistados e a leitura que fizeram do “Eneagrama para Líderes”.

O Eneagrama é uma ferramenta que identifica nove tipos de personalidades permitindo que o indivíduo melhore a Comunicação, gestão de pessoas, tomada de decisão e forme times de alto rendimento. Os participantes desenvolvem autoconhecimento; inteligência emocional, capacidade de liderar diferentes perfis, clareza estratégica, comunicação assertiva, tomada de decisão consciente e adaptação.

Os nove tipos de personalidades do Eneagrama:
01 – Perfeccionista;
02 – Prestativo;
03 – Motivador/Bem-sucedido;
04 – Romântico/Individualista;
05 – Observador;
06 – Precavido/Questionador;
07 – Entusiasta/Sonhador;
08 – Controlador/Confrontador;
09 – Pacificador.

O propósito do “Eneagrama para Líderes” é transformar os participantes. A ideia é desvendar, decifrar e enfrentar conflitos internos, importante para lidar com pessoas. Ministra o curso o professor e médico, com ênfase em Psiquiatria e Psicoterapia, João Jorge Cabral Nogueira.

Podcast, estúdio e transmissão de eventos externos, informações através do telefone (21) 99271 – 9239. Incremente seu evento! Vamos em frente! #flavioazevedo

1º Seminário de Sensibilização no Atendimento as Pessoas com TEA em Tanguá

A Câmara Municipal de Tanguá sediou na última quinta-feira (18/01), o 1º Seminário de Sensibilização no Atendimento as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa foi do vereador, Rafael Maçulo (PSDB). Cerca de 100 pessoas, entre profissionais de Educação e apoiadores das causas dos Autistas; marcaram presença no seminário.

Momento importante do seminário foi a assinatura da Carta de Tanguá pela Inclusão, compromisso coletivo com o acolhimento e o respeito às diferenças. Os preletores do seminário foram, Marcele de Almeida Millen, Andressa de Souza Braga, Jefferson Muniz Nogueira e Caroline Silva.

Em sua rede social o vereador, Rafael Maçulo; fez uma série de agradecimentos e ressaltou a grande participação de pessoas e destacou como “importante”, o momento de aprendizado e troca de experiências promovidos no seminário.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Musical “Mania de Rita” lota teatro da CDL de Rio Bonito

Noite desse sábado (20/06), teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito/RJ lotado. No palco o musical “Mania de Rita”, um culto a “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee. A responsabilidade de fazer o público viajar pela carreira da roqueira foi da “Diva” da música riobonitense, Sheila Sá; que cantou acompanhada da banda Rock Sound Machine.

Dividido em três atos contendo oito canções em cada um, a primeira parte trouxe “Papai me Empresta seu Carro”, “Erva Venenosa”, “Doce Vampiro”, entre outras. Já no segundo ato, a cantora embalou o público com “Lança Perfume”, “Amor e Sexo”, “Desculpe o Auê”, “Bwana”, entre outras. O terceiro ato, que terminou com o tema da novela Final Feliz, “Flagra”, e contou ainda com “Agora só Falta Você”, “Caso Sério”, “Cor de Rosa Choque”, “Mania de Você”, entre outras.

A verdade é que “Sheila Lee” ou “Rita Sá”; e a banda Rock Sound Machine; conduziram o público pelos 60 anos de carreira da “Rainha do Rock” nacional de forma impecável.

Para quem não conseguiu prestigiar e/ou não pode estar nesse sábado na CDL, a cantora, Sheila Sá; anunciou que haverá mais uma edição do evento no dia 08 de agosto, em Tanguá. Vamos em frente! #flavioazevedo

Cachoeira “Barba de Ouro” riqueza natural em Tanguá/RJ

O Pedal desse sábado (20/06) me levou a cachoeira “Barba de Ouro”, localizada em Tomascar (lado de Tanguá). A minha ideia era chegar ao Espraiado (Maricá), usando a antiga trilha. É um caminho mais íngrime, porém, bem mais curto para chegar ao Alto do Vale do São Francisco.

Até a cachoeira e um pouco mais adiante, onde tem um trecho feito em pé de moleque (indica antiga trilha de escravos) fomos bem.

Mas na subida da montanha, que liga Tomascar ao Alto São Francisco, a trilha estava extremamente entulhada. A picada está lá, eu via o caminho embaixo da densa vegetação, mas passar com a bike e sem uma ferramenta para abrir o caminho foi impossível.

Insisti alguns metros, mas depois de muitos arranhões (camarás e outros arbustos espinhosos), numa altimetria considerável e íngreme resolvi retornar.

Terminada a missão, em casa, revendo as fotos, estou certo de que visitar as quedas da “Barba de Ouro”, que desliza na parte montanhosa numa trilha de pedras e pedreiras (arquitetura natural muito peculiar) valeu todo esforço e os arranhões. Vamos em frente! #flavioazevedo #esporteésaude #saiadosofá

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Programa Flávio Azevedo pauta Eleição 2026 – Serginho do Pinhão

O Programa Flávio Azevedo dessa sexta-feira (19/05) segue com a pauta “Eleições 2026”. Recebemos, hoje, o presidente da Câmara de Tanguá, Sergio de Aguiar Gonçalves, o Serginho do Pinhão. Em  pauta a visão do entrevistado para o cenário eleitoral de 2026. Vamos em frente! #flavioazevedo

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Conexão Cultural Rio Bonito é pauta no Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quinta-feira (18/06) recebe os comunicadores do Programa Conexão Cultural Rio Bonito, Mariane Abençoada e Felipe Espíndola. Em pauta, o cenário cultural de Rio Bonito e Região. A dupla está lançando o quadro, “Conectados pelo Rock”. Vamos em frente! #flavioazevedo


quarta-feira, 17 de junho de 2026

Cultura em Rio Bonito na pauta do Programa Flávio Azevedo

O Programa Flávio Azevedo dessa quarta-feira (17/06) recebe o secretário municipal de Cultura de Rio Bonito, Diego Silva. Em pauta o cenário cultural de Rio Bonito. Vamos em frente! #flavioazevedo


Ministro do STF, André Mendonça; expõe máfia do gângster, Daniel Vorcaro

No julgamento que manteve a prisão preventiva dos empresários Henrique e Felipe Vorcaro, nesta terça-feira (16/06), o ministro do STF, André Mendonça, relator das investigações sobre o Banco Master, no Supremo Tribunal Federal (STF); conseguiu reverter um movimento empreendido desde o fim de maio para frear o avanço da Operação Compliance Zero, que apura fraudes financeiras bilionárias no sistema financeiro protagonizadas pelo ex-banqueiro, Daniel Vorcaro; e corrupção de agentes públicos. Quanto mais se investiga as ações e movimentos de Vorcaro, se consolida o entendimento de ser o ex-banqueiro um dos gangsteres mais poderosos do país.

Na sessão, Mendonça rebateu e desmentiu diretamente, ponto a ponto, uma série de críticas e ilações contra a operação lançadas pelo também ministro do STF, Gilmar Mendes; que misteriosamente parece ter interesse na soltura do gângster e da sua quadrilha. O ministro, André Mendonça; negou que tenha prendido o banqueiro para forçar uma delação premiada, apontou tentativas externas de criar vícios para anular a investigação; e disse que não admitiria acusações indevidas para desacreditar sua atuação e o trabalho dos investigadores.

No início do mês passado, em duas fases distintas da operação, André Mendonça decretou a prisão de Henrique, pai de Daniel, e de Felipe, primo do gângster. O entendimento é de que Henrique e Daniel sejam pilares da organização criminosa.

Henrique foi preso pela suspeita de manter em atividade um grupo de capangas conhecido como “A Turma”, que, segundo a Polícia Federal (PF), ameaçava desafetos que contrariassem os interesses do seu filho, o gângster, Daniel Vorcaro (seus interesses e seus negócios). Também mantinha pagamentos a um segundo grupo, composto de hackers que obtinham dados pessoais de adversários. Essas e outras revelações tornam possível classificar Daniel Vorcaro como “gângster” e não essa nomenclatura bonitinha de ex-banqueiro usada pela mídia frouxa que tenta me fazer acreditar que é imparcial (nunca foi!).

Felipe, por sua vez, foi preso depois que a PF descobriu que, em janeiro, ele deixou às pressas uma casa em Trancoso (BA), minutos antes de agentes chegarem ao local para uma busca e apreensão. Ele escapou num carrinho de golfe, levando celulares e computadores, deixando para trás outros objetos pessoais. Segundo a PF, ele integrava o núcleo financeiro do gângster, e as investigações desvendaram que ele foi responsável por depósitos de R$ 300 a R$ 500 mil para o senador, Ciro Nogueira (PP-PI); um dos muitos políticos na algibeira do gângster.

No final de maio, as prisões foram submetidas à Segunda Turma do STF para julgamento. Luiz Fux acompanhou Mendonça pela manutenção das medidas. Gilmar Mendes pediu vista e, desde então, preparava seu voto, proferido nesta terça para soltar Henrique e Felipe, nitidamente operadores do gângster. Se obtivesse a adesão de Nunes Marques, haveria empate e ambos seriam soltos – o que, para Mendonça, atrapalharia a investigação.

Nos bastidores, havia pressão sobre Nunes Marques para acompanhar Gilmar. Num breve voto, após deixar o plenário de julgamento por alguns minutos, o ministro optou por seguir Mendonça, reiterando que fatos novos deverão ser avaliados pelo colega se considerar que as medidas merecem ser mantidas ou revertidas.

Com isso, Gilmar Mendes ficou isolado e vencido na turma. O quinto integrante do colegiado, o ministro, Dias Toffoli; não participou do julgamento. Em fevereiro, pressionado pela revelação da relação que tinha com o gângster, inclusive em negócios familiares, ele se afastou da relatoria e depois se declarou suspeito para julgar o caso. A proximidade de Dias Toffoli com o gângster é mais do que suspeita. Em qualquer país sério ele também estaria sendo investigado.

Mendonça rebate Gilmar e aponta ameaças da quadrilha a testemunhas
André Mendonça, em primeiro plano, e Gilmar Mendes, ao fundo, durante sessão da 2ª Turma do STF.
Após o voto de Gilmar Mendes, André Mendonça pediu para complementar seu voto e enfrentou, ponto a ponto, as críticas do colega. Começou dizendo que não era a Lava Jato que estava em julgamento, mas sim “a maior fraude financeira da história do país e certamente uma das maiores do mundo”.

Acrescentou que não seria “apenas um crime de colarinho branco”, com “atores no gabinete, na Faria Lima, nos palácios, que praticaram fraudes, crimes de corrupção, de lavagem de dinheiro, de prejuízos ao sistema financeiro nacional, de dilapidação de um fundo garantidor de poupanças”. “Não. Aqui há contornos de máfia, de crime organizado mafioso. De fuzis, de metralhadoras, de armas raspadas. De infiltração no sistema policial”, afirmou o ministro, detalhando depois ameaças a testemunhas.

No voto, ele detalhou que, até o dia anterior de sua prisão, em maio, Henrique Vorcaro manteve contatos com Marilson Roseno sobre pagamentos que, para o ministro, eram muito superiores a um serviço de vigilância de terreno – citou depósitos de 200, 400 e 800 mil reais, muito acima dos R$ 13 mil mensais registrados em contrato.

Citou ainda contatos com Manoel Rodrigues, apontado pelas investigações como um operador do jogo do bicho, no Rio de Janeiro, que teria colaborado com a milícia de Vorcaro e ameaçando testemunhas – no caso, ex-funcionários que poderiam revelar fatos comprometedores sobre o gângster.

Com outro investigado, identificado como Anderson Wander, um policial da ativa que prestaria serviços ao grupo, segundo o ministro, foram encontrados armamentos pesados e munições de grosso calibre. O objetivo também seria ameaçar testemunhas.

Mendonça ainda citou detalhes da atuação de Henrique para “comprar o silêncio” da família de Felipe Mourão, conhecido como Sicário. Preso em maio, ele se suicidou na carceragem da PF em Belo Horizonte. Arquivos na nuvem, encontrados por sua irmã, poderiam, segundo ela, “acabar com família Vorcaro”.

Em boa parte de sua fala, feita de improviso, Mendonça rebateu as críticas de Gilmar. Relatou que transferiu Vorcaro para a penitenciária de segurança máxima de Brasília com anuência da defesa, após a morte de Felipe Mourão. "Havia risco à vida de Daniel Vorcaro. Às vezes é uma comida envenenada, uma água, e se apaga uma pessoa ou um arquivo. Tomei a decisão única e exclusivamente para preservá-lo”, disse.

Mendonça disse que ele mesmo poderia ser alvo de ataques violentos. “Talvez seja muito simples parar essa investigação. Basta alguns desses integrantes atentar contra a vida do relator. Para parar do jeito que está, o polo mais frágil sou eu. Mas como eu disse, é preciso ter coragem”, afirmou, acrescentando depois não ter medo de morrer.

Fontes: Metrópoles e Gazeta do Povo