sábado, 26 de janeiro de 2019

Na tragédia de Brumadinho, a sinuca de bico imposta pela Economia

Flávio Azevedo
Estou vendo várias pessoas acusando os deputados mineiros de não terem feito nada sobre a Vale. Realmente é um absurdo, mas vamos lembrar como funcionam essas coisas no Brasil, porque tem gente que é cínica e parece não entender de política. Porrada no presidente da Vale e nos políticos todo mundo quer dar – e eles merecem. Mas vamos colocar mais gente nessas relações picaretas.

Você se lembra daquele currículo que você entregou ao deputado, ao vereador ou candidato a qualquer coisa, para que ele arrumasse um emprego no Comperj? Então, em Minas Gerais isso também acontece, mas com a Vale. Se o político reclamar das barragens, da exploração dos funcionários, ele perde a simpatia do contato que arruma emprego para eleitor pidão na Vale.
Ontem um jornalista mineiro, o José Maria Trindade; disse que a Vale é uma desgraça para Minas Gerais, mas é o que mantém inúmeras cidades menores funcionando, por conta dos impostos e dos muitos empregos que gera. Viu como não é fácil estar do outro lado do balcão? É esse cenário que faz a turma da política esperar pela sorte em relação as demais 40 barragens que podem se romper a qualquer momento e causar igual ou maior destruição.

Vamos acabar com a Vale ou "vale" a pena perder, de vez enquanto, algumas centenas de vidas para manter o emprego de milhares de famílias e cidades menores funcionando? Agora é com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário