domingo, 30 de setembro de 2018

Professor da UPS diz que Bolsonaristas não são fascistas

Flávio Azevedo
Minha gente, o Programa Diálogos da Globo News, que tem a apresentação do jornalista, Mario Sergio Conti; entrevistou nessa quinta-feira (27/09), o professor da USP, Pablo Ortellado; que há alguns anos se dedica a pesquisar a opinião pública na internet e nas redes sociais. O mais interessante que eu ouvi do Ortellado foi o seguinte: ele discorda com veemência daqueles que dizem ser o Fascismo um dos pilares da campanha de Jair Bolsonaro (PSL). Outra coisa interessante é que a equipe do professor Ortellado pesquisou os eleitores de Bolsonaro e o resultado da pesquisa mostrou que o perfil do Bolsonarista está muito longe de ser fascista.

Outro entendimento que ele tem, e nós já percebemos, é que o voto está sendo decidido de acordo com os valores morais. A pesquisa também mostrou que a maior parte do país é conservadora, tem esses valores morais fortes e o principal: a liberdade que se prega nas novelas e em setores específicos do meio artístico não agrada a maior parte do brasileiro e nem tão cedo será aceita como normal.

O professor Ortellado também tem conceitos interessantes sobre as temidas Fake News. Ele olha esse fenômeno com conceitos bem diferentes daqueles que são apresentados nas próprias mídias sociais. Penso que o professor na USP quis ser elegante por estar nos estúdios do maior conglomerado de mídia do país, mas nas entrelinhas eu entendi ele dizer que a mídia tradicional e os profissionais das grandes empresas de comunicação estão enciumados com o crescimento de jornais e jornalistas independentes. Como estratégia de defesa esses grandes veículos estão classificando tudo aquilo que não é noticiado pela mídia tradicional como “Fake News”.

O programa “Dialogos” está disponível na Globo Play e vale muito à pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário