quinta-feira, 27 de setembro de 2018

A encantadora de serpentes está a solta em Rio Bonito

Flávio Azevedo
O que é um encantador de serpentes? Aquele personagem meio místico que parece hipnotizar cobras tocando um instrumento de sopro, por exemplo, uma flauta. É prática comum entre artistas de rua na Índia e em países como Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia e Malásia.

Rio Bonito, cidade interiorana do Rio de Janeiro, também tem seus encantadores de serpente. E no período de eleições, como acontece na Índia, eles estão por toda parte. Mesmo que exista algum tipo de ressentimento do cidadão com aquele político, ele exerce tão grande influência, que a mágoa é deixada de lado e a pessoa decide acreditar outra vez mesmo sabendo que será enganada novamente.

Nesse sábado (22/09), a maior encantadora de serpente de todos os tempos da cidade de Rio Bonito, perambulou pelo bairro Praça Cruzeiro, um dos maiores colégios eleitorais do município.

Estudiosos dos costumes indianos comentam que embora as cobras sejam surdas, elas sentem as vibrações da musica, o que faz o réptil parecer encantado. Outra versão interessante é que a flauta e os movimentos do encantador, inclusive, os seus dedos, seduz a cobra. Há encantadores que passam urina de rato na flauta. Por ser o rato a principal presa das cobras, o odor da urina do roedor faz com que o réptil fique "procurando" por ele, naquele objeto que se movimenta diante dele.

No período eleitoral, os encantadores de serpente são os políticos ou seus cabos eleitorais. A cobra é o eleitor; e a flauta, a conversa mole do político. O eleitor não é surdo como a serpente, inclusive, ele sabe que está diante de uma armadilha, porque o encantador geralmente é o mesmo mentiroso de sempre. Todavia, a flauta (a conversa do político/cabo eleitoral) foi embebida de mijo de rato (promessas, boquinha, vantagem, dinheiro), o que atrai a cobra (o eleitor), que pensa estar manipulando quando na verdade está sendo manipulada.

Esse cenário indiano acontece há anos, sobretudo na política de Rio Bonito. As cobras sabem que estão sendo manipuladas, mas não conseguem se livrar da atração que sentem pelo mijo do rato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário