terça-feira, 11 de setembro de 2018

O Avião e a Carroça

A foto abaixo é de 1992, quando Celso Peçanha retornou a Rio Bonito e se candidatou a Prefeito. Político matreiro que já havia governado a cidade por duas oportunidades, sendo inclusive governador do Estado, quando da morte de Roberto Silveira, Peçanha e a metade da população de Rio Bonito consideravam a sua eleição uma barbada. 

Mas eis que entra em campo o imponderável. Esse respondia pelo nome de Mandiocão. Nunca testado nas urnas, sem um discurso, sem apoio político, Mandiocão, caiu no gosto do povo que rejeitou Celso. 

Urnas apuradas, perguntei ao Dr Celso a sua avaliação pelo resultado. Uma pergunta um tanto quanto constrangedora pela situação. A resposta veio na lata: "Meu filho, propus a essa cidade um avião. Preferiram uma carroça. Fazer o quê?". Findou ali a sua história política.

Conclusão: um 'causo' interessante narrado pelo jornalista Vinícius Martins (foto) mostra que o ex-prefeito Celso Peçanha (também na foto) previu que por muito tempo nós riobonitenses arrastaríamos carroça com direito a espora na barriga e chicotada no lombo! 

E nós gostamos! Experimentado na vida pública, o ex-prefeito já conhecia o nosso masoquismo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário