Flávio Azevedo
A Escola Municipal Raulbino Mesquita, no Parque Indiano, em Rio Bonito; é um exemplo de unidade educacional sucateada. |
O noticiário sobre o incêndio no Museu Nacional e setores da UFRJ contam que pesquisadores e professores que por lá trabalhavam custeavam com o seu ordenado pequenas reformas e compras de material. Um professor de Museologia empenhou suas joias para levantar fundos e reformar o setor que trabalhava.
Até nisso a história do Museu Nacional nos remete a rede municipal de Educação de Rio Bonito, onde os professores, para conseguir oferecer aulas minimamente decentes, compram com o seu minguado salário, resma de papel, cartolina, massinha, entre outros. Registro aqui também, a história das merendeiras. Muitas levam de casa, colorau, tempero e ingredientes, que tornem a merenda mais saborosa.
O Museu Nacional foi destruído pelo fogo e pela incompetência governamental de décadas. Aqui em Rio Bonito, o invisível fogo do desprezo governamental ao setor corrói a Educação, o entusiasmo dos profissionais e o interesse dos alunos pelos estudos e pela escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário