sábado, 15 de dezembro de 2018

Prefeitura de Rio Bonito demite agente comunitária e provoca categoria

Flávio Azevedo
O representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde apresenta o atestado da funcionária demitida.
Nessa sexta-feira (14/12), uma das notícias do Programa Flávio Azevedo foi a história da agente comunitária, Cátia Quintanilha; servidora contratada da Prefeitura de Rio Bonito, que foi dispensada na última segunda-feira (10/12). Ela passou por uma cirurgia (histerectomia) e a chefia não aceitou o tempo que ela precisava para se recuperar. Num visível desprezo a condição de Saúde da agente comunitária, a decisão dos patrões foi dispensar a servidora. 

Segundo Cátia, ao voltar as atividades, depois de 90 dias de atestado, ela começou a sentir dores abdominais. O médico consultado recomendou mais 60 dias de repouso, “porque o retorno às atividades poderia abrir minha cirurgia”. Depois de apresentar o segundo atestado a sua chefia, Cátia acabou sendo dispensada sob o argumento de que “a Prefeitura não pode pagar salário para a pessoa ficar parada”. Procurados pela funcionária para conversar sobre o assunto, o prefeito José Luiz Antunes e a secretária de Saúde Rita de Cássia; fizeram cara de surpresa, como se o perfil centralizador de ambos desse espaço para funcionários tomarem decisões em seus lugares.  
O assunto repercutiu no Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sinacs). Num vídeo publicado na Fanpage do Sinacs, o representante da categoria afirma que o sindicato já tomou providências e está entrando com medidas judiciais contra os responsáveis pela demissão de Cátia Quintanilha, que desempenha a função há cerca de 10 anos. A Prefeitura de Rio Bonito também será acionada. O representante do Sinacs fez duras críticas a administração municipal, a coordenação dos agentes comunitários e afirma que “não vai sossegar enquanto não resolver essa questão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário