domingo, 23 de dezembro de 2018

Choque de ordem pretendido pela Prefeitura de Rio Bonito será abafado pela hipocrisia do cidadão

Flávio Azevedo
O tema organização do espaço urbano em Rio Bonito é abrangente e atinge a todos. É impressionante como as pessoas se identificam com o assunto. Seja no campo da esperança de melhora, seja no campo da preocupação em ter que sair da zona de conforto. o assunto alcança todos nós.

Alguns aspectos, porém, precisam ser analisados. Em Rio Bonito tudo é bagunçado, mas é uma bagunça intencional. A bagunça atende caprichos, bandeiras partidárias, usos e costumes, manias, maus hábitos e até ilícitos. No fundo, o que falta a nossa cidade é regulamentação.

Sinceramente, no caso dos bares, lanchonetes e restaurantes, eu não vejo problema a ocupação do passeio público com mesas e cadeiras, desde que haja regulamentação, que se crie um horário específico para tal ocupação, entre outras normas que devem nortear a vida de qualquer sociedade civilizada. Como diz o ditado, "nada tratado sai caro".

Todavia, não podemos ignorar que uma das características do riobonitense (eu estou entre eles) é se achar um pouco dono da cidade. É sério! Nós pensamos mesmo que somos donos da cidade e ainda achamos ser possível fazer o que der na telha. Em razão disso as regulamentações por aqui não são levadas a sério.

Por exemplo, alguém proibiu a passagem de carretas e veículos de porte muito grande pelo Centro da cidade. Para que inventaram essa regra, se ninguém cumpre? E por que as pessoas não cumprem? Simples! Porque os proprietários desses veículos se acham um pouco donos da cidade (como todos nós também achamos) e simplesmente cagam para essa regra. Na cabeça deles não é um problema, entendem como uma bobagem, pensam não ser necessário cumprir a regra e acabou.

E quem deveria fiscalizar está aonde? Bem, quem fiscaliza e/ou chefia a fiscalização (e aqui falo exatamente do prefeito e seus secretários), também se acha um pouco dono da cidade e não está nem aí para os regulamentos, a não ser que lhes convenha!

Alguém vai perguntar: e os vereadores? Bom, na condição de representantes do povo que é objeto dessa análise, como você acha que os vereadores agem diante de temas relacionados ao urbanismo, paisagismo, ocupação do solo, gabarito de construção, Meio Ambiente etc.? Pois é...

Encerro aqui com uma saudação aos visitantes e aos que chegam de outros municípios: bem vindos a Rio Bonito, a cidade mais brasileira desse imenso Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário