segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Outubro Rosa deve conscientizar também o poder público

Flávio Azevedo
Tenho feito seguidas inserções no Programa Flávio Azevedo sobre a campanha Outubro Rosa. Penso ser extremamente importante incentivar a conscientização das pessoas a respeito desse tema, sobretudo por saber que qualquer câncer, quanto mais cedo é diagnosticado, maior é a probabilidade de cura. O Outubro Rosa é focado no câncer de mama, mas sempre aproveitamos a ocasião para abordar a doença de modo geral. Em todos os intervalos comerciais do Programa Flávio Azevedo, gratuitamente, eu reproduzo uma campanha publicitária sobre o assunto.

Na última semana, porém, uma moradora do bairro Parque das Acácias comentou comigo que está encontrando dificuldades para fazer mamografia (principal exame na prevenção ao câncer de mama). Segundo ela, nos equipamentos de Saúde da Prefeitura de Rio Bonito a informação que ela recebeu é que deverá ir a Bacaxá para realizar mamografia, exame que ele decidiu fazer por conta das campanhas do Outubro Rosa.
– Sinceramente eu não entendo isso. Fazem campanha, promovem caminhada com as pessoas vestindo rosa, usam balões rosa, luz rosa nos prédios públicos, a TV está falando disso direto, você fala no seu programa... Essa ideia de conscientizar as pessoas sobre o assunto é louvável, mas quando vamos procurar o exame na rede municipal de Saúde, não tem, ou o agendamento é para meses depois e, agora, essa de temos que ir a outro município fazer o exame. A ideia não deveria ser facilitar o acesso ao exame? – questiona.
Semanas atrás fiz aqui uma crítica a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito com vistas ao Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva. No Programa Flávio Azevedo, eu também sempre faço inserções sobre a importância da doação de sangue. Entretanto, semanas atrás uma moradora de Itaboraí me disse que uma caravana do seu município que veio ao Banco de Sangue doar não conseguiu fazer as doações porque insumos e material para fazer coleta estavam em falta. Parece que, hoje, já resolveram.

Agora, em plena campanha Outubro Rosa, eu recebo essa notícia sobre as mamografias. Alô Prefeitura de Rio Bonito! No próximo mês nós teremos a campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar a respeito da Saúde do Homem. Para evitar desencontros dessa natureza comecem a planejar, agora, as questões que envolverão essa campanha, por exemplo, facilitar as consultas com o médico urologista e a marcação dos exames de próstata. Vamos em frente! #flavioazevedo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário