sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Presidente da Câmara de Rio Bonito conclama vereadores a saírem da inércia

Flávio Azevedo
Vereador Humberto Belgues, presidente da Câmara de Rio Bonito..
O vereador Humberto Belgues (PSL) assumiu a tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa quinta-feira (24/10), para dar um alerta aos colegas da Casa Legislativa. O parlamentar começou sua fala se solidarizando com os servidores inativos da Prefeitura de Rio Bonito (todo mês é uma luta para receber seus rendimentos); e com os servidores ativos que estão em auxílio doença e não conseguem receber seus salários.
– Continuamos falando do sofrimento dos inativos, as reclamações chegam de todos os lados e essa Casa precisa tomar providências. O vereador realmente não pode fazer nada, mas essa Casa pode colocar o prefeito no seu devido lugar – disparou o Humberto, acrescentando que o auxílio doença não está sendo pago, “mas a obra de revitalização da escadaria do hospital, no Centro, começou, hoje”.

Em suas colocações o vereador classifica a gestão municipal como “pão e circo” e justifica sua afirmação lembrando que “deixam de pagar as pessoas e iniciam uma obra”. Para Humberto a gestão municipal tem várias falhas e uma delas é não fazer os pagamentos de forma cronológica, “porque se tem contratado da sem receber é sinal que a cronologia não está sendo respeitada”.

Segundo o presidente da Câmara, três são os caminhos que podem ser tomados para solucionar o sofrimento dos inativos.
– A antiga diretoria recorria ao Judiciário e a Justiça fazia arresto nas contas da Prefeitura. Os aposentados e pensionistas também podem fazer uma ação popular na luta por seus direitos. E a terceira hipótese é essa Casa tomar vergonha e abrir uma CPI contra o prefeito, porque não podemos mais aceitar isso. A cidade está apagada, mas a taxa de iluminação pública está sendo cobrada. Professores não têm dinheiro para pagar passagem e ir dar aula, mas a obra da escadaria começou, hoje – alfinetou o vereador, lembrando que “hoje, foi publicado o pregão do Natal Bonito e já ocorreram duas licitações”.

“Mas não era culpa da Câmara?”
Historicamente o prefeito José Luiz Antunes (PP) sempre governou atribuindo os fracassos da sua gestão à Câmara de Vereadores. Esse tipo de comportamento sempre irritou alguns parlamentares, mas poucos se posicionavam contra essa estratégia do chefe do Executivo, inclusive, os vereadores da base governista. Para Humberto, que classifica essa história como “falácia”, esse estratagema não cola mais.
– Até muito recentemente tudo de ruim que acontecia na cidade era culpa da Câmara. Mas os números mostram outra realidade. Em 2017 essa Casa aprovou 98 mensagens para o Executivo. Em 2018 foram 114 mensagens. Esse ano já foram 37. Todas aprovadas. Cadê a culpa da Câmara? A culpa que nós temos hoje é pela omissão. As contas do prefeito estão na Casa para serem julgadas. Vieram com parecer prévio contrário do Tribunal de Contas, mas obra da escadaria começou hoje – declarou Humberto que perguntou aos colegas “até quando ficaremos vendo a má gestão do nosso município e o mal emprego do nosso dinheiro sem tomar providências?”.

Outra denúncia grave trazida pelo vereador é relacionada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Púbicos, há meses sem secretário. “Os contratos da Secretaria Municipal de Obras estão vencidos desde o mês de agosto. Faz como? Estão pagando como? Não tem processo seletivo, não tem que dar explicações a Câmara de Vereadores... A cidade, hoje, está mal gerida e nós estamos igual uns bobos da corte, porque não tomamos a atitude que deveria”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário