sábado, 12 de outubro de 2019

São Gonçalo recebe seu primeiro Festival Literário

Há anos vítima da apatia cultural – com direito a fechamento da única biblioteca pública e a falta de incentivos a projetos literários – a cidade de São Gonçalo está recebendo nesse fim de semana o 1º Festival Literário, a Flisgo. O evento teve sua abertura nessa sexta-feira (11/10) e vai até a próxima segunda (14), no Partage São Gonçalo, no Centro. Ainda em fase de divulgação, os organizadores convidam editoras, escritores, professores, jornalistas, artistas e mobilizadores sociais em geral para fazer parte da agenda principal do evento.

Segundo os organizadores, Alberto Rodrigues, Paula Dias e Daniele Gonçalves, o objetivo é proporcionar aos autores regionais espaço para exposição de suas obras, incentivar o hábito da leitura na cidade e promover maior integração leitor-autor, leitor-livros, e leitor e cultura.
– Vamos ter uma parceria direta com a coordenação da Flinit, que teve início em 2018 e hoje está empenhada na organização da Flisgo, na pessoa do escritor Celso Possas Junior. A ideia do Primeiro Festival Literário de São Gonçalo é entrar no mapa cultural do estado, assim como outras feiras e festivais que já acontecem, como a Flip, Flim, entre outras de municípios até menores que o nosso – explica Alberto.

Além da exposição e lançamentos de livros, o evento contará com oficinas criativas, rodas de conversa e intervenções artísticas, com música, dança e teatro. Ainda de acordo com Alberto Rodrigues, o evento só está sendo possível graças a uma consciência coletiva de cidadania voltada para a cultura em São Gonçalo. "É um manifesto público, um ato de cidadania, que ainda precisa de muito apoio", acrescenta.

A entrada no festival é gratuita. O Partage São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro de São Gonçalo.

Luta pela Cultura
A Flisgo está acontecendo na contramão da falta de incentivos à cultura na cidade. Este ano, milhares de estudantes e leitores em geral perderam o único acesso à leitura totalmente gratuito no município: a Biblioteca Pública, que desde 1988 funcionava dentro do Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, no bairro Estrela do Norte. O local possuía um acervo de cerca de 20 mil livros e era constantemente procurado por estudantes para fazer pesquisas. 

Há dois anos, o Projeto ‘Mais Leitura’, fruto de uma parceria com o Governo do Estado, também encerrou suas atividades. A ação tinha como objetivo estimular a leitura, disponibilizando livros com preços acessíveis à população, entre R$ 2 e R$ 4. O projeto funcionou menos de um ano na Rua Coronel Moreira César, no Centro.

Se levadas em conta outras vertentes culturais, como dança e teatro, o gonçalense tem ainda mais prejuízo: o Teatro Municipal que ainda não foi aberto por conta da paralisação do contrato desde dezembro de 2016. E a Escola de música Pixinguinha, fechada desde 2016, dando lugar atualmente a um posto de saúde.

Fonte: O São Gonçalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário