quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Humberto: “falhas do Executivo exigem posicionamento da Câmara Municipal”

Flávio Azevedo
O presidente da Câmara de Rio Bonito, Humberto Belgues.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Bonito, Humberto Belgues (PSL); disse nessa terça-feira (29/10); no seu pronunciamento durante a sessão Legislativa, que diante do desgoverno que afeta o desenvolvimento do município e atinge diretamente o riobonitense “essa Casa precisa tomar uma atitude”. Ele comentou que o presidente da Câmara tem poderes limitados, “mas essa Casa pode tomar as providências que já deveriam ter sido tomadas em relação ao prefeito”. Por 15 minutos o presidente discursou e apontou problemas que diariamente são reclames da população nas mídias sociais.

O primeiro tema abordado pelo presidente foi o caso dos profissionais de Educação contratados que estão dois meses sem receber seus salários. Vários estão sem ir trabalhar, por não ter dinheiro para pagar passagem. Segundo Humberto, esses profissionais estão sendo ameaçados com a perda do emprego por conta das faltas. Ele classificada a ação como “covardia” e salienta que essas pessoas fizeram o processo seletivo porque precisam trabalhar.
– Estamos há mais de 30 dias cobrando o pagamento dos servidores contratados. Agora, eles estão sendo ameaçados a perder o emprego, porque não estão trabalhando. Mas como irão trabalhar se não recebem seus salários? Como pagar passagem? Chamaram mais funcionários que a capacidade de endividamento do município e ficam fazendo essa covardia com pessoas que estão contando com esse salário – disparou Humberto, que aproveitou a ocasião para citar os servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos que estão trabalhando com o contrato vencido. “Terminou em agosto os dois anos de contrato dos servidores da Obra, como estão pagando essas pessoas? Estão pagando sem contrato? Essa casa aprovou uma lei sobre isso que precisa ser cumprida pelo poder Executivo”. 

Contas reprovadas pelo TCE 

O assunto contas do prefeito José Luiz Antunes (PP) voltou a ser mencionado pelo presidente da Câmara. Além das contas que devem ser analisadas pelos vereadores nos próximos dias (vieram rejeitadas pelo TCE), Humberto destacou que já há algum tempo ele está pedindo cópia das contas de 2017 e 2018 que foram enviadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Já reiterei o pedido duas vezes, mas não fui atendido, porque devem estar com vergonha dos números que irão apresentar”.

Carta marcada na senha do Loyola
As constantes filas de pessoas no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior também foram alvo das críticas de Humberto. Na oportunidade ele denunciou um esquema de cartas marcadas na distribuição das senhas, irregularidade que tem sido denunciada por outros vereadores.
– Denunciamos as cartas marcadas na fila do processo seletivo da Educação, mas na Saúde está igual. A pessoa fica um tempão na fila do Loyola e não consegue a senha para ser atendido, porque alguém já recebeu a senha em casa, sem pegar fila – denuncia Humberto, frisando que se pudesse numa canetada só ele já teria afastado todo mundo. “Esse poder eu não tenho, mas essa Casa tem. Até quando ficaremos lamentando, dizendo que estamos chateados, que estamos tristes, lembrando que o nosso dever é só fiscalizar? Enquanto isso a população apanha lá fora”.

A Iluminação Pública, tema que é alvo de constante reclamação do riobonitense, também foi destaque na fala do presidente. “Se sairmos daqui, agora, e formos aos bairros, Rio do Ouro e Mangueira, não encontraremos uma lâmpada acesa, mas a taxa está sendo cobrada. Até quando vamos tolerar isso? É uma covardia com o munícipe. Independentemente do nosso posicionamento político, alguns são da base do governo, outros são independentes, nós precisamos defender a população, porque a incompetência está de mais”.

Aspectos do primeiro governo do atual prefeito, que trocou sete secretários de Saúde durante a gestão (1993/1996); melhorias nas localidades, por exemplo, o recapeamento da Rua Ari Parreiras, no Centro, iniciativa esperada há 26 anos, foram assuntos apontados por Humberto como sendo de simples solução, mas não se resolve. Demonstrando enfado com tudo que vem ocorrendo, o vereador declarou que não tem mais interesse em conversar com o prefeito.
– O dialogo entre os poderes vai acontecer sempre, porque essa Casa é uma Casa de agentes políticos, mas escutar estória não dá mais. E pasmem: o prefeito está pensando em reeleição, por isso está planejando Natal Bonito, Carnaval e já deve estar pensando a festa da cidade de 2020. E o que nós iremos falar para os aposentados e pensionistas? O que diremos aos contratados que estão sem receber há dois meses e ainda são sendo ameaçados? Nem aqueles que não funcionam estão sendo trocados! Pelo contrário. Contratam mais gente para aumentar o número de fofoqueiros – alfinetou.

“Precisamos agir”
Durante a fala do presidente um comentário na transmissão da sessão chamou a atenção dos vereadores. Alguém escreveu: “vocês tem que tomar vergonha na cara e visitar a Jacuba”. O presidente aproveitou para parafrasear o morador do bairro Jacuba.
– Precisamos tomar vergonha e cobrar do prefeito. Ou resolve ou sai. Pede pra sair! Toda vez que conversamos com o prefeito ele diz que está cansado. Se está cansado sai. Deixa a vice-prefeita assumir a Prefeitura. Ou tome as rédeas do governo e coloque a turma para trabalhar! A população, nós damos um desconto, porque por mais que se oriente a maioria não conhece a diferença entre poder Executivo e Legislativo, por isso cobram dos vereadores dessa maneira e por isso mesmo a Câmara tem que tomar alguma iniciativa. Eu penso que está na hora de agir ou urnas serão impiedosas conosco, porque o povo está mudando – concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário