segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Fortalecendo a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Flávio Azevedo
O site Eco especializado em Meio Ambiente e temas correlatos trouxe texto interessante a respeito da conectividade dos biomas, preservação das florestas, conservação de reservas naturais e recuperação de áreas degradadas; através das trilhas de longo curso. Segundo a publicação, as trilhas podem ser grandes aliadas na conservação do Meio Ambiente e principal ferramenta do Turismo de Natureza (que para existir precisa ser sustentável).

Pensando nisso foi criada em 2019 a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso com o objetivo de ligar as unidades de conservação por meio de trilhas situadas dentro de corredores vegetados. O propósito é que além do caráter recreativo e de bem-estar as trilhas sirvam ainda como conectores da paisagem.

A Rede congrega representantes de diferentes trilhas de longo curso, entre elas a Trilha Transcarioca, primeira trilha de caminhada de longo curso do Brasil, inaugurada em 2017, que contempla três pilares básicos: conservação; recreação e saúde; e geração de emprego e renda.

O texto aponta o Turismo de Natureza como gerador de emprego e renda, mas ressalta que as trilhas são agentes transformadores por estimular o espírito conservacionista das pessoas que experimentam o prazer de se conectar com a natureza. Sigo em frente e confiante de estar no caminho certo ao incentivar e propagar o Turismo de Natureza! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário