segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Incêndios urbanos e a falta d'água em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Mais cedo fiz uma postagem sobre a falta d’água nos bairros de Rio Bonito. O desabastecimento de água é sempre uma excelente oportunidade para falarmos de um dos culpados pela falta d’água: NÓS MESMOS. Ao longo das últimas semanas eu tenho visto vários trechos de mata e pastos queimando. Essa pirotecnia no período de inverno é cultural. Não é culpa dos políticos e sim nossa, porque somos nós que ateamos esse fogo, assim como somos nós que desmatamos, somos nós que desviamos os cursos d’água etc.

A única culpa que deve ser atribuída aos políticos é o fato deles serem coniventes com essa gente que tem mania de tocar fogo nas coisas. Em nome do voto e em nome de parecer simpático, o político vaselina (99% é assim) faz de conta que não vê a ação de incendiários e gente de espírito motosserra. Resultado? Pouca floresta, pouca água. 

Dar porrada na classe política sempre resultada em muitos comentários inflamados e cheios de razão. Convencionou-se que esse segmento da sociedade, a classe política, é culpado por tudo de ruim que acontece. Bem feito para eles! Não fossem vaselina e passadores de pano em atos criminosos e ilícitos para ganhar voto dos patifes, picaretas e destruidores de toda ordem, esse cenário seria diferente.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) deixa a desejar? Muito! Os políticos em quase sua totalidade são picaretas e vaselina? Sim. Mas nós também somos boca abertas e adoramos transferir a responsabilidade que é nossa para os outros. Tocamos fogo na mata, desmantamos, degradamos o Meio Ambiente, transformamos florestas em pasto e/ou loteamento; e depois ficamos chorando pitangas como se fossemos inocentes. Não somos!

No texto que escrevi pela manhã eu disse que a conta chega. E ela chegou. Quando abrimos a torneira e não cai água é a natureza cobrando a destruição que se nós não fizemos, os nossos pais e avós fizeram. Sem florestas não tem água! Por isso, sejamos menos destruidores do Meio Ambiente e mais preservacionistas. Se fizermos isso rapidamente a água vai aparecer.

Dias atrás eu recebi imagens de um incêndio de grandes proporções no bairro Mangueirinha. Tudo aconteceu porque algum ‘sabido’ colocou fogo num “matinho atoa”, palavras sempre usadas pelos irresponsáveis na hora de se justificar a cagada que fizeram. Esse fogo num “matinho atoa” foi impelido pelo vento sobre a palha seca de um matagal (estamos num tempo de estiagem) e o fogo cresceu a ponto dos vizinhos terem que chamar o Corpo de Bombeiros para debelar as chamas ateadas pelo sem noção.

Minha gente, apesar de tudo, nós precisamos ir em frente. Aliás, negar o obvio e choramingar dizendo que “Flávio Azevedo é grosso e arrogante”, não diminui o tamanho da nossa irresponsabilidade tão diminui a inoperância da classe política que é inoperante porque precisa agradar gente de perfil incendiário, motosserra e poluidor, afinal de contas esses trastes também votam. É triste, mas é a verdade! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário