segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O culto aos orixás e o culto à imundície

Flávio Azevedo
Meus amigos vamos agora tocar num assunto que pode causar polêmica (não deveria), porque está entre aqueles temas que a situação incomoda muita gente, mas o espírito vaselina não permite os incomodados tratarem da questão com claridade. Vamos lá! Na estrada de Cachoeira dos Bagres, aquela que entra pela indústria que envasa água mineral, tem uma cachoeira. Num determinado ponto existe um acesso a cachoeira e o local é bem interessante.

Nos últimos dias, porém, ao passar por lá eu tenho encontrado um cenário que indica estarem realizando cultos de religiões afro-brasileiras por lá. Eu respeito a religião dos outros, porque gosto que respeitem as minhas crenças, mas eu quero chamar atenção para a sujeira que fica no local. É um negócio assombroso!

Será que não seria possível esse pessoal levar para casa o que sobra das suas celebrações? Tem coisas amarradas nas árvores, tem sujeira no chão, tem resto de um monte de coisa dentro da cachoeira. Eu não tenho nada contra a celebração, mas tenho tudo contra a sujeira que fica. Assim como me incomodam esses churrasquinhos na beira da cachoeira que acabam com carvão, tijolos, garrafas, latinhas de bebidas etc. largados no local, eu também me incomodo com o que sobra das celebrações religiosas nesses locais. Se ocorrer um batismo de evangélicos por lá e ficar lixo eu também vou reclamar.

Alô moçada da Câmara Municipal! Vocês já pensaram algum tipo de legislação para inibir esse tipo de situação? Não estou falando em restringir o culto, porque vivemos num país democrático e com liberdade religiosa (isso é ótimo), mas é preciso criar (penso que já exista) mecanismos que obriguem os visitantes (não interessa o caráter da visita) a carregar o seu lixo de volta. Fica a dica para as nossas autoridades e para sociedade.

A cachoeira é um bem da coletividade. A desculpa de que “o terreno é meu e aqui eu faço o que eu bem entendo” não é muito correta, sobretudo quando o que você faz no seu pedaço acaba sendo levado pela enxurrada para o espaço do outro ou o que você promove deixa o local sujo para o próximo usuário daquele espaço. Pensemos nisso! Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário