terça-feira, 25 de agosto de 2020

Presidente da TurisRio visita pontos turísticos de Rio Bonito

Flávio Azevedo
Convidado pela diretoria do Rio Bonito Convention & Visitors Bureau (RBC&VB) para conhecer os potenciais pontos turísticos de Rio Bonito, o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Philipe Campello; esteve no munícipio nessa terça-feira (25/08) para fazer uma visita técnica. Na companhia de integrantes do RBC&VB, Campello esteve em localidades e espaços como Cachoeira dos Bagres, Rampa de Voo Livre da Serra do Sambê, Parque da Caixa D’Água, Biquinha da Bela Vista, entre outros.

O RBC&VB é uma entidade, em Rio Bonito, ainda em formação e que associa empresas e empresários que atuam em atividades ligadas ao Turismo. Empolgado com a presença do presidente da TurisRio, braço importante da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o empresário, Teilor Cerqueira Gomes; presidente do RBC&VB, disse estar feliz com a visita de Campello e ressaltou a importância dessa parceria para o projeto de fomento ao Turismo em Rio Bonito e Região.
– Ficamos lisonjeados com a visita. Ter o Philipe aqui é importante para nos estimular e nos ajudar a desenvolver o nosso Turismo e nos impulsionar nesse projeto de desenvolver as nossas aptidões e estrutura já existentes. Rio Bonito e os municípios da nossa Região têm bastante opções, atrativos e estamos trabalhando para figurar no calendário turístico do nosso estado que é referência quando se fala de Turismo – disse Teilor. 

A nossa reportagem dialogou com Philipe Campello num dos significativos pontos turísticos de Rio Bonito, o Parque Natural Municipal Embratel 21, onde está inserida a rampa de Voo Livre da Serra do Sambê, a mais emblemática das seis rampas existentes em Rio Bonito (Serra do Sambê, Lavras, Boa Esperança, Tomascar, Catimbau e Braçanã). De acordo com o presidente da TurisRio, o Turismo de Natureza e o Turismo Religioso são possibilidades reais em Rio Bonito
– Eu já conhecia algumas cachoeiras e trilhas aqui, porque sou praticante de esportes de aventura, mas hoje venho como presidente da TurisRio conversar com os empresários e entender qual é a proposta para o desenvolvimento do Turismo na Região e de cara é muito nítido a vocação que Rio Bonito tem para o Turismo de Natureza – destaca Campello, ressaltando que o RBV&VB está desenvolvendo roteiros que serão transformados em produtos para em breve começar a operar.
Desporto que é referência em Rio Bonito desde os anos 80 anos, o Voo Livre foi lembrado pelo presidente da TurisRio como prática a ser estimulada no município, assim como o Mountain Bike, esporte que já conta com inúmeros adeptos na Região; e o Trail Running (corrida em trilha), atividade esportiva em amplo crescimento que tem colocado Rio Bonito, pelo seu relevo, trilhas, nascentes e cachoeiras, entre os principais lugares para prática e treinamento desse desporto.

De acordo com o presidente da TurisRio, “o recurso está aqui, o que precisamos é transformar isso em produto, empacotar, colocar preço, o turista precisa saber onde vai ficar hospedado, onde vai comer, ter guias locais, condutores e Comunicação para alcançar a clientela”. A cadeia produtiva, a geração de emprego e renda também foram pontos abordados por Campello, que cita os artesãos, os restaurantes, os hotéis, os espaços culturais como setores impactados pela presença de pessoas que buscam o Turismo de Natureza e o Turismo Religioso.
– O turista que consome Natureza passa por uma desintoxicação urbana, buscam uma alimentação mais saudável e Rio Bonito tem uma ampla produção de suco, bananada, doces, o artesanato, coisas que formam um mix que impacta a agricultura familiar e isso vai compondo a identidade do município. A identidade de Rio Bonito não será somente uma igreja, uma trilha ou uma cachoeira e sim um mix de produtos que vai compor uma experiência. A pessoa vai vir para ficar hospedado num bom hotel, ter acesso a uma boa gastronomia, conseguir comprar bons produtos e retornar para seu local de origem com essa experiência de Rio Bonito – pondera Campello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário