segunda-feira, 24 de agosto de 2020

“Áreas de risco” e “políticos de risco”

Flávio Azevedo
A notícia boa da semana fica por conta da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB) que recebeu, nessa quinta-feira (30/07), hidrólogos e agentes da Defesa Civil Estadual para elaborar estudo hidrológico para as áreas de risco do município. Segundo matéria veiculada no site da PMRB, os técnicos visitaram as localidades de Rio dos índios, Pinga Pinga, Rio Seco, Mata, Tomascar e Catimbau.

A intenção é que o laudo técnico embase o pedido da PMRB ao governo federal, para que sejam instalados bueiros ao invés de manilhas nessas localidades. O recurso para se implantar esses equipamentos é proveniente da situação de emergência decretada pelo município após as chuvas de março deste ano. Os bueiros, ao contrário das manilhas, conseguem suportar o fluxo das águas em decorrência das fortes chuvas, o que evitará danos e a consequente obstrução das vias nas localidades visitadas.

Se a notícia é BOA, a perspectiva é PÉSSIMA, porque em 11/2008 e 01/2009, temporais que atingiram Rio Bonito deixaram expostas a falta de infraestrutura em vários bairros e nada foi feito. Á época, geólogos do governo do estado enviados pelo então secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; analisaram a situação do município. Também esteve por aqui a então secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva; e a senhora, Adriana Ancelmo; esposa do ex-governador, Sérgio Cabral. Os visitantes conheceram a situação dos desalojados e foram até as áreas mais atingidas (Boqueirão, Bosque Clube, Praça Cruzeiro, Marajó, entre outros). À época, o secretário, Sérgio Cortes; sobrevoou as áreas atingidas ao lado do prefeito José Luiz Antunes.

Um conjunto de recomendações foram feitas pelos técnicos do estado, entre elas que fossem proibidas em definitivo a construção de moradias no Bosque Clube, “por ser uma montanha que pode implodir a qualquer momento por conta de rios subterrâneos que passam no subsolo e por dentro da montanha”. Esse fenômeno geológico foi percebido por um equipamento que faz uma espécie de RX da montanha. Os técnicos sobrevoaram o município, fizeram esse diagnóstico e recomendaram que o Bosque Clube seja reflorestado e transformado num parque florestal que poderia ser ligado ao Parque da Caixa D’Água.

O equipamento que faz o RX das montanhas também evidenciou graves problemas no bairro Boqueirão, onde existe uma fenda na montanha que pode abrir a qualquer momento soterrando tudo que está a sua volta. Uma série de recomendações também foram feitas para esse bairro, sobretudo para os moradores instaladas na parte alta do bairro e/ou que estejam com suas casas construídas na montanha.

Isso aconteceu em 2009. Eu me lembro bem de cada detalhe, porque eu estava lá cobrindo a visita dos técnicos do estado, da secretária, Benedita da Silva; e da esposa do então governador, Sérgio Cabral; que foi ao Ciep conversar com os desalojados e desabrigados.

Quando eu afirmo que a notícia dos hidrólogos do estado visitando Rio Bonito é BOA (foto da Secom), mas as perspectivas são PÉSSIMAS eu falo embasado nesses fatos que aconteceram no passado. Em 2009 o prefeito era o senhor José Luiz Antunes, que foi sucedido pela senhora Solange Almeida (2013/2016). Vale acrescentar que atualmente o senhor José Luiz Antunes comanda novamente o município. Diante desses cenários eu pergunto: o que fizeram efetivamente, Mandiocão e Solange, diante das orientações dos técnicos do estado, principalmente sobre o que foi dito a respeito do Boqueirão e do Bosque Clube? Essas orientações foram oferecidas em 2009 e o que fizeram? O que planejaram?

Pois é... Não fizeram nada com as informações técnicas de 2009 e nada farão com as orientações dos hidrólogos em 2020. Nada farão porque tudo isso não passa de estratégia eleitoral para convencer os esquecidos de que o governo municipal, sempre inerte em relação aos alagamentos e deslizamentos, está fazendo alguma coisa. 

Para concluir eu gostaria de destacar que as mentiras dos políticos não me impressionam. Elas fazem parte da tática dos manjados personagens que transitam na política. O que me deixa muito impressionado é o povo ainda acreditar nas mesmas mentiras, dos mesmos mentirosos, a cada eleição. Se mudarmos a nossa postura iremos em frente! Do contrário, como fazem os cães, seguiremos correndo atrás do próprio rabo. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário