segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A “Cachoeira Secreta” seus encantamentos e perigos

 Flávio Azevedo
O último domingo (05/07) foi dia de passar pelo território de Silva Jardim para revisitar um dos espetáculos da natureza da nossa Região: a “Cachoeira Secreta”. O paredão de pedra estava lá inexpugnável, mas dessa vez, ao contrário do que aconteceu na minha última visita, com possibilidade de descer até a parte inferior da pedreira, porque o sol e o vento já haviam secado as pedras.

Localizada em Lavras de Gaviões, território de Silva Jardim, a “Cachoeira Secreta” tanto pode ser acessada por Monte Azul, em Lavras de Rio Bonito, quanto por Caxito ou Imbaú (as estradas se encontram em determinado ponto). A estrada de Capivai, em péssimo estado de conservação, também leva lá (termina na estrada de Imbaú).

Quem vai de carro deve deixar o carro numa simpática Igreja Batista (azul), no final de Imbaú e seguir caminhando. A partir da igrejinha o percurso é de 13 km (ida e volta). Já a caminhada que começa no Chuveirão de Lavras, ainda em Rio Bonito, passa pela famosa porteira de Monte Azul, entra no território de Seu Martins e segue adiante. O percurso tem cerca de 26 km (ida e volta).

Aproveito a oportunidade para destacar o perigo que a pedreira representa, sobretudo em dias nublados e chuvosos, quando as pedras estão úmidas e naturalmente escorregadias. Novatos e exibidos devem ter muito cuidado, porque cair da pedreira pode ser fatal e o passeio em busca de lazer pode se tornar uma tragédia. Portanto, todo cuidado é pouco. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário