segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Esgoto a céu aberto no caminho dos pontos turísticos de Braçanã

Flávio Azevedo
No acesso a um dos pontos turísticos de Rio Bonito/RJ, o Salto D’Água de Braçanã, um cenário de desleixo e porcaria impressiona tanto quanto a torrente de água que desaba sobre as pedras de uma das cascatas mais belas da Região. Pouco depois do salto está outro ponto de visitação, a Fazenda Relicário, com as ruinas de uma igreja bicentenária, um dos patrimônios culturais mais importantes de Rio Bonito e do Rio de Janeiro.

Apesar de toda beleza que existe na localidade e da constante circulação de pessoas que visitam os referidos pontos turísticos, um esgoto fétido a céu aberto chama atenção dos visitantes que se dirigem ao salto d’água ou a Relicário.
Na última quarta-feira (15/07) o governo federal sancionou o Novo Marco do Saneamento Básico. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes; esse instrumento vai permitir que o brasileiro tenha melhor Saúde, Economia e consequentemente qualidade de vida. A expectativa é que com a nova forma de enxergar o Saneamento Básico, carência antiga das cidades brasileiras, esse tipo de cartão postal gradativamente desapareça. Os municípios têm até 2033 para se organizar.

A nossa reportagem conversa com um dos moradores do trecho. O comerciante, Eduardo. Ele revela que o bar administrado por ele acaba sendo afetado pelo mau cheiro do esgoto. Enquanto conversamos com Eduardo é possível sentir a ‘morrinha’ que exala do esgoto e certamente afasta possíveis clientes. 

Segundo o comerciante, há cerca de quatro meses manilhas foram colocadas no perímetro por homens da Prefeitura. “Eles nunca mais voltaram”. Eduardo revela que o serviço foi feto recentemente, mas as manilhas colocadas por serem muito pequenas acabaram obstruídas e o serviço terá que ser refeito. Ou seja, o mesmo serviço será executado duas vezes, porque alguém não soube planejar a melhoria que o local precisa. Mais um episódio de amadorismo de quem pensa governar o município e seus colaboradores. 

Que a Prefeitura Municipal de rio Bonito, através da Secretaria Municipal de obras e Serviços Públicos, tome providências imediatas, porque além de ser uma péssima recepção para os visitantes da localidade, esgoto a céu aberto oferece tantos riscos à saúde quanto o famoso Corona Vírus. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário