domingo, 26 de agosto de 2018

Economista Paulo Guedes dá show em entrevista a Globo News

Flávio Azevedo
O economista Paulo Guedes será o homem forte da economia num governo Bolsonaro.
São notórias as críticas, algumas até razoáveis, dirigidas ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Todavia, de maneira muito maniqueísta – comportamento natural ao brasileiro – eu percebo que ficou todo mundo quietinho sobre o desempenho do economista, Paulo Guedes (nome escolhido por Bolsonaro para comandar a Economia do país, caso seja eleito); no programa de entrevistas "Central das Eleições", da Globo News, que foi ar na última semana.

Penso que como eu não sou eleitor do Bolsonaro, ninguém melhor que eu para fazer uma análise equilibrada e isenta sobre as ideias do economista do Bolsonaro. Minha gente, eu fiquei impressionado com a simplicidade que ele usou para fazer contas; a forma prática que mostrou de onde vem o dinheiro para fazer os acertos e ajustes que pretende; e a forma elegante como calou os entrevistadores, diga-se de passagem, os melhores da emissora para o assunto Economia.

Querem chamar o Bolsonaro de “tosco”, por favor, façam! Mas me façam outro favor: não ignorem a aula de Economia dada por Paulo Guedes (foto) nessa entrevista. Detalhe: em nenhum momento ele ignorou os contratempos que podem existir na relação com o “tosco” e “gueludo” poder Legislativo (deputados e senadores). Eu vi soluções pragmáticas, sem equações, sem delongas, sem linguajar polpudo e sem complicar o óbvio. Sensacional! O cara me impressionou!
O pensamento progressista, liberal, atual e focado no futuro, sinceramente, me agradou e me deixou com vontade de votar no Paulo Guedes. Embora seja um economista respeitado, ele não deixa de usar metáforas e ilustrações que tornam possível entender o que ele quer dizer, para onde está apontando e onde quer chegar. Foi possível dimensionar a gravidade do assunto debatido e perceber que ao contrário do que dizem os malandros que atuam na Economia do país, não é difícil de resolver os problemas. Basta abrir mão dos vícios que quebraram o país..

A forma natural e clara que ele defendeu as privatizações, a frase do Posto Ipiranga e a história do “avião caindo que você quer colocar o seu filho dentro”; foram tiradas similares a boa e velha ‘filosofia de botequim’, mas que tornaram compreensíveis os propósitos do economista e a conversa sobre um assunto geralmente enjoativo.

Paulo Guedes! Anotem esse nome! Entre tantas bobagens que vejo o Bolsonaro pronunciar, me parece ser a escolha desse economista o grande acerto de sua campanha! Vamos seguir observando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário