segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Querem fechar o Banco de Sangue de Rio Bonito

Flávio Azevedo
Nesse 25/11 se celebra o “Dia do Doador de Sangue”. Diante de ocasião tão especial vale acrescentar que um dos equipamentos de Saúde mais relevantes de Rio Bonito é o Centro Municipal de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, localizado na Mangueirinha, em prédio anexo ao Ambulatório Loyola. Segundo as nossas fontes, por conta do custeio do “Banco de Sangue”, que também atende municípios vizinhos, figuras influentes da Prefeitura de Rio Bonito estão tentando convencer o prefeito José Luiz Antunes (PP) a encerrar as atividades desse equipamento.

O Centro Municipal de Hemoterapia, salvo engano, é a primeira conquista do prefeito em seus quatro mandatos. Foi o primeiro equipamento que ele inaugurou no seu primeiro governo (1993/1996). Ele se orgulha disso, constantemente a criação do Banco de Sangue figura em suas campanhas eleitorais, mas alguns 'capetinhas' estariam, segundo as minhas fontes, tentando convencer o prefeito a fechar o local “porque dá prejuízo”.

Semanas atrás fomos surpreendidos com a morte de um morador da localidade de Vertentes por conta da falta do Soro Antiofídico. Picado por uma cobra coral, até ele conseguir se deslocar do 2º Distrito para o Hospital e um carro ir a São Gonçalo buscar o soro, o paciente foi a óbito. É um completo absurdo os municípios não contarem com Soro Antiofídico pelo menos numa unidade de Saúde local.
Penso que seria muito mais útil se aqueles que conseguem influenciar o prefeito e transitam na área da Saúde lançassem mão dessa condição para ajuda-lo a planejar ações que permitam o município ter Soro Antiofídico ao menos numa unidade do município, Que tal coordenar com o prefeito, ações que dinamizem o atendimento médico a população, sobretudo os especialistas? Que tal pensar iniciativas que resolvam em definitivo a falta de medicamentos, exames e outros itens?

Tentar convencer o prefeito a encerrar as atividades do Centro Municipal de Hemoterapia é de longe a iniciativa mais pangaré que se tem notícia nos últimos anos em Rio Bonito. Tomara que o prefeito, como sempre faz em outras situações, não ouça a sugestão desses 'capetinhas' que querem fechar o Banco de Sangue. Vamos em frente e meu respeito aos doadores de sangue. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário