sábado, 16 de novembro de 2019

Prefeitura de Rio Bonito confirma falta de vacinas

Flávio Azevedo
A Prefeitura Municipal de Rio Bonito comunica que o Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro, vem sofrendo com a falta das vacinas DTP, a tríplice bacteriana, que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche. A falta também atinge a pentavalente, que protege as doenças alcançadas pela tríplice mais Hepatite B e meningite causada pela da bactéria Haemophilus influenzae. 

O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição do medicamento, não conseguiu regularizar o repasse para os municípios e Rio Bonito ficou vários meses sem receber a carga de vacina necessária para fazer o atendimento à população.

O Ministério da Saúde, responsável por garantir o abastecimento de vacinas no setor público, informa que a normalização deve ocorrer a partir de novembro. Segundo o governo, o problema não é causado por falta de recursos, mas porque um estoque de pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diante da situação, as compras com o fornecedor indiano Biologicals E. Limited foram interrompidas pela Opas. De acordo com o Ministério da Saúde, não há disponibilidade imediata da vacina com outros fabricantes internacionais. O Brasil precisa importar a pentavalente, porque ainda não a produz.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário