sexta-feira, 11 de junho de 2021

Os benefícios das caminhadas e trilhas

 

A cada ano aumenta o número de praticantes de Caminhada. Nunca se propagou tanto a importância da atividade física. Há quem faça seus exercícios em academias, em praças e há até quem faça suas atividades físicas na rua. A modalidade, porém, que mais ganha adeptos é a caminhada em ambiente natural, ou seja, a prática de "Trilhas", atividade que oferece inúmeros benefícios para saúde.

A Trilha é uma prática que reúne um grande número de vantagens, sobretudo para quem deseja iniciar alguma atividade física e não sabe por onde começar.

Vale frisar que todos nós aprendemos muito cedo a caminhar. É um movimento natural, e, por isso, o corpo humano é biomecanicamente mais eficiente para caminhar se compararmos esse movimento a outras modalidades esportivas (remo, natação, ciclismo, entre outros).

Não existe idade para a prática da Trilha e o condicionamento físico não é um impeditivo. Vale acrescentar que trilhar é um exercício leve, de fácil execução, de baixo custo, que ajuda perder peso, tonifica os músculos, reduz o risco de doenças e aumenta significativamente a imunidade, algo muito perseguido pelas pessoas em tempos de pandemia.

Trilhar é uma atividade aeróbica segura do ponto de vista cardiovascular e ortopédico. Alguns ambientes até são hostis, inusitados, mas esse é o elemento principal da trilha: retirar o indivíduo da zona de conforto, do sedentarismo, da rotina, da acomodação, para lidar com pedras, galhos, barrancos, riachos, escorregões e sensações que, por vezes, estavam adormecidas desde a infância.

Se as caminhadas em áreas urbanas podem e devem ser feitas livremente, educadores físicos e profissionais de saúde recomendam a contratação de profissional treinado e habituado ao ambiente natural, aos roteiros e as trilhas (eu rsrsrsrs), para que essa prática apaixonante seja frequente, prazerosa e não se torne uma lembrança ruim. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário