quarta-feira, 30 de junho de 2021

Curiosidades da Serra de Soarinho, em Cachoeiras de Macacu/RJ

Assim como existiu na Serra do Sambê, em Rio Bonito/RJ; a usina que gerava energia elétrica para iluminar o Centro da cidade, a Ítalo Brasileira, propriedade do Sr. Moreno, descendente dos italianos que viviam numa colônia no sertão da Serra do Sambê, na primeira metade dos anos 1900; a Serra de Soarinho, em Cachoeiras de Macacu, também contava com um equipamento que tinha igual finalidade.

Segundo os moradores com quem eu conversei, entre eles o Sr. Belmiro; que mora na Serra de Soarinho há cerca de 60 anos, o empreendimento pertencia aos portugueses que se instalaram por lá num tempo similar ao que os italianos se instalaram na Serra do Sambê. 

Numa das minhas caminhadas, que tinha como destino a Rampa de Voo Livre de Papucaia, na última sexta-feira (25/06), eu visitei as ruinas da antiga barragem da usina e fiz registros no local. Outra curiosidade apurada nas conversas com antigos moradores é que o que o ex-presidente, Getúlio Vargas; era um grande admirador e frequentador das cachoeiras e propriedades da Serra de Soarinho.
Mais um registro na Serra de Soarinho, em Cachoeiras de Macacu/RJ, dessa vez com os moradores, Isaías e Sílvio; que narraram algumas curiosidades do local, entre elas, o fato de que o ex-presidente, Getúlio Vargas; era um grande admirador e frequentador das cachoeiras e propriedades da Serra de Soarinho.

Por conta disso, o local era bem assistido pelo governo federal, inclusive, com uma estrada de ferro que se estendia até a localidade de Granada (no pé da serra) e uma escola de agricultura. Seu Isaías (de vermelho) conta que estudou nessa escola quando tinha 12 anos. 

Sigo pesquisando e colecionando elementos da história da nossa Região. Vamos em frente! #flavioazevedo #turismodenatureza #lovetrekking #esporteésaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário