terça-feira, 22 de junho de 2021

Estrada desativada de Catimbau pode ser retomada

O produtor rural, Aristeu (D); mostra o traçado da estrada ao vice-prefeito, José Américo Santos (centro) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Paulo Moraes. 

Acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Paulo Moraes; o vice-prefeito de Rio Bonito, José Américo dos Santos; visitou, em Catimbau Pequeno, na tarde dessa segunda-feira (14/06), uma das estradas da localidade que está desativada. No local o vice-prefeito e o secretário foram recebidos pelo produtor rural Aristeu, que reside na localidade há cerca de 40 anos e afirmou ser a abertura dessa estrada um sonho de todos os moradores do trecho.

A estrada tem seu início as margens da RJ – 124 (ViaLagos), na altura da localidade Quindão, em frente a antiga Escola Municipal Casemiro de Abreu, atualmente desativada. O caminho é um dos principais acessos a Pedra Bonita, também conhecida como “Morro de Catimbau”, montanha muito cobiçada por praticantes de atividades ao ar livre e esportes radicais.
– Essa é uma luta que começa no ano de 1997 e se estende até os dias de hoje sem ter solução. Esse caso já passou nas mãos de prefeito, vereador, juiz, promotor e nunca ninguém conseguiu garantir o nosso direito de ir e vir – conta o produtor rural que atualmente precisa percorrer mais de 8km para chegar a RJ – 124. Já pela estrada desativada ele percorreria uma extensão de pouco mais de 1km até a rodovia.

O vice-prefeito, José Américo dos Santos; contou que numa época que nem imaginava um dia ser vice-prefeito ele visitou cume da Pedra Bonita. Ele revelou que ao lado de amigos de trilha ele tive uma experiência única. O vice lembrou que naquele dia o atual secretário municipal de Meio Ambiente, Murilo Balbino; também estava no grupo.
– Estava uma manhã de sol magnifica. O visual durante a subida era fantástico. Mas o ponto alto da atividade foi quando conseguimos alcançar o alto da montanha depois de uma extenuante subida. Os amigos de trilha sempre falam muito dessa montanha e, sobretudo os praticantes de Voo Livre, contam já ter saltado do seu ponto mais alto. Outra coisa que não pode ser ignorada é que a montanha é um atrativo turístico próximo de uma rodovia por onde passam milhares de pessoas – destaca o vice-prefeito.

Ao proprietário rural e aos demais moradores da localidade que flagrantemente estão tendo direitos negados, por exemplo, o acesso ao Transporte, o vice-prefeito afirmou que esses são desafios que precisam ser superados. Já o comandante da Smosp assegurou ao Sr. Aristeu que não é difícil abrir a estrada, destacou que existe logística e planejamento para executar o serviço e disse não ver dificuldade para executar o serviço”.

A documentação de desapropriação do local onde está o traçado da estrada, provavelmente disputado em 1997, será levantado na Procuradoria Geral do Município, setor que conduziu as ações. “É importante buscar essa documentação para obtermos informações técnicas e administrativas de como se deu essa transação e, sobretudo porque a estrada não está pronta 25 anos depois”, disse o secretário de Obras.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário