segunda-feira, 14 de junho de 2021

Parque da Caixa D’Água, riqueza natural a ser preservada por governantes e munícipes

Você conhece o Parque da Caixa D'água? Um paraíso distante 5 min, a pé, do Centro comercial de Rio Bonito/RJ. O Parque tem cerca de 32 mil m², sendo 16 mil m² de benfeitorias. A história do local se remete ao ano de 1937, quando o prefeito Inácio de Moraes construiu um reservatório de água para abastecer a cidade. A caixa d’água atendeu o Centro de Rio Bonito e adjacências até a década de 1950.

Segundo os registros históricos, em 1941 na gestão do prefeito, Ataliba Saragoça Santos, o local recebeu obras para ampliação. Um lago foi construído para os visitantes beberem água fresca. Já em 1950, no governo do prefeito, Celso Peçanha; foram construídos os acessos de pedra, escadas, bem como um lago na parte mais baixa do local, as piscinas naturais ainda em funcionamento.

Na década de 1950 também ocorreu a desativação da caixa d’água como fonte de abastecimento do município. A água passou a vir da Serra do Sambê, época que o prefeito, Francisco Alves de Mendonça; firmou contrato com a companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) para abastecer o município.
Entre os anos 1950 e 1960, na parte mais alta do parque acontecia o “Baile do Cabide”, festividade promovida pela garotada da época. Segundo relatos de quem viveu aquele tempo, embalados pelo Naturismo, pelo movimento Hippie, os conceitos do amor livre e outras influências que norteavam o comportamento jovem da época, a meninada promovia festas onde dançavam como vieram ao mundo, ou seja, despidos. A roupa dos peladões e peladonas eram penduradas no galho das árvores, o que originou o nome de “Baile do Cabide”. Por puritanismo barato e para não serem descobertos como sucesso e/ou atração dos tais eventos, alguns riobonitenses tentam esconder esse acontecimento histórico, iniciativa que jamais deixarei prosperar. 

Em 24/04/1967, através da Deliberação 312, o prefeito, Antônio Lopes de Campos Filho; municipalizou o parque e tornou o local como patrimônio público; época que oficialmente passou a se chamar Parque da Caixa D’Água, inclusive, contando com a gruta de Nossa Senhora da Conceição. Em 1968, o prefeito, Wilson de Abreu Filho; levou iluminação pública ao parque e criou um bar para atender os visitantes. 

Em 1970 o prefeito, Nelson Mendonça; alargou os acessos, fez melhorias nas benfeitorias já existentes e implantou o playground para delírio da criançada. A próxima grande ação no Parque da Caixa D’água veio em 1984, gestão do prefeito, Alcebíades de Moraes Filho, o Bidinho. Ele manteve a estrutura, mas ampliou e modernizou o local, construindo quiosques, novos acessos, brinquedos e introduziu um viveiro que ficava na entrada do Parque.
Passados 14 anos, na gestão Solange Almeida, o local ganha nova revitalização, com introdução de piscina infantil com toboágua, novo playground, lanchonete, placas de metal alusivas, churrasqueiras, quiosques, nova iluminação a vapor de sódio e mercúrio, uniformização do piso nos platôs, espaço de acesso redesenhado, portão de entrada, pavimentação, mas com o cuidado de não descaracterizar o local, que continuou tendo seu aspecto rústico, bucólico e natural.

Há mais de 20 anos o Parque da Caixa D’água não recebe revitalização. Não fosse figuras como o empresário, Clemente, que atualmente explora o bar do local, onde serve refeições, tira-gosto e bebidas, esse patrimônio natural estaria abandonado e entregue a criminalidade para servir como ponto de compra e venda de drogas e um paraíso para drogados. Vamos em frente! #flavioazevedo #turismoriobonito #turismodenatureza #CaminhosdeRioBonito

Nenhum comentário:

Postar um comentário