sábado, 12 de junho de 2021

Conhecendo a Pinha ou "Fruta-do-Conde"

Chamada de “Pinha” ou “Fruta-do-Conde”, essa beleza foi fotografada na propriedade do glorioso, Tonho do Queijo, em Rio Bonito/RJ. A árvore é originária das Antilhas e o nome "fruta-do-conde" deve-se ao fato da primeira muda da espécie ter sido introduzida no Brasil, em 1626, no estado da Bahia, pelo governador, Diogo Luís de Oliveira; o Conde de Miranda.

De acordo com o biólogo, Jean Henrique da Silva Rodrigues, doutor em Ciências Biológicas e professor de Biologia Vegetal na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), “por serem ricos em compostos fenólicos e tocoferol (vitamina E) estes frutos possuem potente ação antioxidante, podendo auxiliar no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças degenerativas”.

Entre as vantagens para a Saúde promovidas pela pinha estão o combate à anemia, por conta das grandes quantidades de ferro e vitamina C presentes no fruto; melhora do sistema digestivo, por ser um fruto rico em fibras; saúde para os olhos, vantagem obtida pela combinação da vitamina C com a vitamina B2, a chamada “riboflavina”; seu uso contribui para deixar a pele e os cabelos mais saudáveis, por conta da presença das vitaminas C e A; e promove saciedade e energia, por suas altas doses de carboidratos.

As folhas da fruta-do-conde possuem propriedades medicinais e conforme a cultura local as folhas são usadas para o preparo de chás que aliviam episódios de cãibras, espasmos e colite. O óleo das sementes é amplamente utilizado por indígenas e povos caribenhos. Cientistas confirmam que esses óleos têm propriedades antimutagênicas, antitumorais, regulam o metabolismo e são antimicrobianas.

Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário