terça-feira, 22 de junho de 2021

Rua asfaltada oferece comodidade momentânea e prejuízos duradouros

Operário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Rio Bonito em ação no bairro Serra do Sambê.

Operários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) da Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB) estão fazendo um acerto na Rua José Miranda da Motta, na Serra do Sambê. Essa postagem, porém, não tem a pretensão de elogiar o bom trabalho que a equipe liderada pelo glorioso, João Lemos; está fazendo nas ruas da localidade.

A minha ideia aqui é fazer você perceber o quanto é enganoso o asfalto que nas últimas décadas se tornou sonho de consumo de vários munícipes. Veja que quando a pavimentação é feita de paralelepípedo ou bloquete uma equipe simples da Secretária de Obras dá conta de fazer a manutenção, o que não acontece nas ruas pavimentadas com asfalto, produto que além de muito caro (R$ 1 milhão por km) depende de uma logística considerável. Esses dois aspectos tornam o custo muito caro para municípios de pouco poder orçamentário como Rio Bonito, Tanguá e tantos outros.

Na última década quilômetros de asfalto foram depositados em nossas ruas através de programas eleitoreiros que tinham como única pretensão captar o voto de eleitor desavisado e irrigar financeiramente campanhas eleitorais, sobretudo de candidatos a deputados, senador e governador.

O problema é que depois de 30 dias usuários e prefeituras descobrem que o asfalto está esburacando e percebe que tem nas mãos um presente de grego. Tem razão os prefeitos que argumentam não ter grana para fazer a manutenção e tem mais razão ainda o povo, que não tem nada com isso e cobra melhorias nas estradas e ruas para trafegar.

O período eleitoral se aproxima e os encantadores de serpente certamente estarão de volta com esses asfaltos vagabundos. O prefeito que quiser me impressionar mandará o governo do estado enfiar esse asfalto eleitoreiro noutro lugar e criará estratégias para pavimentar, sobretudo as localidades interioranas, com paralelepípedo e bloquete. É financeiramente melhor e o Meio Ambiente agradece.

É claro que essa é uma iniciativa que para ser tomada o governante precisa ter culhão e coragem. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário