quarta-feira, 30 de junho de 2021

Orientação e Sistema de Gestão de Segurança na pauta do Curso de Condutor de Visitantes do RBC&VB

Alunos do curso de Condutor de Visitantes que está sendo oferecido pelo Rio Bonito Convention & Visitors Bureau (RBC&VB) receberam, na manhã desse domingo (27/06), instruções de orientação. Ministrou a aula o professor, Renato Teixeira; que é militar da reserva e integra o staff da Associação Carioca de Turismo de Aventura (ACTA). Os integrantes do curso se reuniram na Serra do Sambê. O aprendizado foi prático e instrumentos como bussola, régua, lápis e mapas foram amplamente utilizados.

A Pedra do Urubu e a Pedra do Navio foram os ambientes onde os alunos exercitaram o aprendizado. Todos cumpriram tarefas e exercícios e se familiarizaram com termos técnicos como azimute (direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem), talvegue (o ponto de maior profundidade de um vale e/ou do leito de um rio), curva de nível (linhas imaginárias que representam uma superfície plana, os desníveis e a declividade topográfica), entre outras nomenclaturas que fazem parte da carga de conhecimentos de quem pretende conduzir pessoas pelas montanhas de Rio Bonito. 

Também fez parte do conteúdo do curso na manhã desse domingo, noções de boas práticas na condução de pessoas e Sistema de Gestão de Segurança (SGS), que prepara o condutor para lidar com fatores inesperados, acidentes, incidentes, os níveis de gravidade de uma intercorrência, gestão de conflitos e pessoas durante o guiamento. 
– Esse conhecimento técnico é extremamente importante. Por vezes são ignorados por algumas pessoas, inclusive, profissionais que já atuam no setor, mas são noções fundamentais para segurança do turista e para garantir a tranquilidade do profissional que atua conduzindo pessoas em ambiente natural. Esse conteúdo, junto com a aula de Primeiros Socorros que ministramos em Tomascar semanas atrás, qualifica bastante esse grupo – frisou o professor, Renato Teixeira; que também é Guia de Turismo.
Com o objetivo de preparar mão de obra especializada para atuar no setor turístico, o RBC&VB, através de parceria com empresários locais, está oferecendo gratuitamente para esse grupo de alunos o curso de Condutor de Visitantes. “Queremos entregar ao turista que visitar Rio Bonito pessoas capacitadas com conhecimento dos roteiros e também noções de como agir em situações adversas que podem ocorrer quando lidamos com pessoas”, explicou Anderson Barreto, que é um dos alunos do curso e integra a diretoria do RBC&VB.

O município de Rio Bonito está distante 70Km da cidade do Rio de Janeiro, o território e cortado por duas rodovias (BR – 101 e RJ – 124) onde milhares de pessoas transitam diariamente. Geograficamente o município está próximo da Região Serrana, Região dos Lagos, da Capital e oferece belezas e atrativos ainda pouco explorados. Pesquisas desenvolvidas por entidades que atuam com o turismo, por exemplo, a ACTA, apontam que por conta da pandemia, o “Turismo de Proximidade” será o mais procurado pelas pessoas nos próximos anos, situação que coloca Rio Bonito no mapa do Turismo.

De olho nesse cenário o RBC&VB, que atua como associação turística formada por empresários que são direto e indiretamente impactados pelo setor, está estruturando o setor, através da qualificação de mão de obra local, identificando potencialidades, catalogando atrativos naturais e atraindo empreendedores de variadas atividades para investir nessa atividade. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário