quinta-feira, 24 de junho de 2021

Prefeitura de Rio Bonito vai, de novo, estudar e elaborar Plano de Cargos, Salários e Carreira do servidor

A T E N Ç Ã O servidor municipal da Prefeitura de Rio Bonito! Ontem escrevi um texto a respeito dos salários diminutos que são praticados pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito (PMRB). O cargo apontado no meu texto especificamente foi o médico. Todavia, os péssimos salários praticados pela PMRB alcançam todos os servidores municipais.

Para minha surpresa, entre os Atos Oficiais publicados nessa quinta-feira (24/06), no jornal A Tribuna, está a composição de uma comissão que vai estudar e elaborar o Plano de Cargos, Salários e Carreiras do servidor municipal de Rio Bonito, uma pauta que vejo ser tratada há pelo menos 15 anos por essa gente que ocupou a PMRB. Vale destacar que quando os candidatos estão em campanha, eles são unanimes em defender a ideia do plano de cargo e carreira para o servidor. Entretanto, quando assumem o governo, sob o argumento de que “o impacto do plano de cargos no orçamento é muito grande”, eles esquecem a promessa.

Saibam que esse argumento de "impacto orçamentário" é lorota. A verdade é que os governantes até aqui usam aquele esdrúxulo mecanismo de incorporação, a chamada Lei 1199, como plano de carreira para os servidores que são puxa sacos e fazem parte de suas patotas. Ou seja, adiantam a vida dos seus e que se dane os demais servidores. A realidade é essa e não adianta os puxa sacos e beneficiados espernearem como sempre fazem.

Aqui estamos diante de duas oportunidades: a primeira para o servidor municipal, que precisa acompanhar de perto esses estudos para depois não posar de Lula (“eu não sabia de nada”). Aliás, é importante que o servidor acompanhe por si só as tratativas. Saia da inércia e faça o seu papel, sem precisar que o jornalista, o vereador, o influenciador digital seja a babá que vai ficar te contando o que foi decidido. A segunda oportunidade é para o governo Peixe, que se tirar realmente esse Plano de Cargo, Salários e Carreira do papel, entrará para a história.

Finalizo lembrando que, salvo engano em 2008, a Prefeitura de Rio Bonito contratou a peso de ouro (se eu não estiver enganado R$ 150 mil) o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) para preparar o que à época chamavam de Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do servidor municipal. Estamos em 2021 e a única certeza que temos é da grana que foi gasta com a contratação do IBAM, porque o tal plano nunca saiu do papel e ficou por isso mesmo. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário