quarta-feira, 30 de junho de 2021

Conhecendo a Rampa de Voo Livre de Papucaia, em Cachoeiras de Macucu/RJ

Vista da Rampa de Voo Livre de Papucaia.

Com cerca de 630 de altimetria, a Rampa de Voo livre de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu/RJ, pode ser acessada a partir de Rio Bonito, indo até Braçanã, avançando para Tatus e seguindo em direção a Soarinho. Vindo de Rio Bonito, da entrada de Soarinho até o cume, cerca de 8km. Do Centro de Rio Bonito até a entrada de Soarinho, pelas trilhas que eu conheço, cerca de 20 km. Avançando pela estrada, cerca de 26 km.
Vista da montanha a partir de Japuíba.
Subindo a partir de Papucaia, o visitante deve entrar na estrada da localidade de Granada e seguir em direção a Serra do Soarinho. Da rodovia até o início da subida da serra são cerca de 6km. A partir daí mais 10km de ladeira com pontos de descanso (estrada em linha reta e falso plano).
Acesso a esquerda segue para Soarinho, acesso a esquerda segue para Patis (Silva Jardim) e/ou Braçanã (Rio Bonito).
De Soarinho até o cume da montanha o visitante sobe cerca de 7km. Placas informam a direção em todas as bifurcações. O percurso é belíssimo. Todavia, como boa parte da estrada é dentro da Mata Atlântica, são muitos os trechos úmidos e escorregadios, sendo necessário um veículo apropriado para chegar na rampa. Sobretudo no inverno, a sombra das árvores não permite que a estrada fique seca.
Na Rampa de Voo Livre alguns sinais de construção.
No cume, que fica mais de frente para Japuíba que para Papucaia, existe dois pontos de decolagem (quadrante W e quadrante N). A vista é deslumbrante. No dia que visitei consegui ver com nitidez a Baia de Guanabara e navios ancorados.
Cenários belíssimos pode ser aproveitados pelos visitantes ao longo do trajeto até o cume da Serra de Soarinho.
Contratar um guia para percorrer o caminho e consultar os modais de acesso que ele oferece é uma dica importante. Se o visitante pretende chegar ao cume e descer do outro lado (em direção a Japuíba o trajeto é feito por trilha), o guia é determinante para oferecer tranquilidade e segurança necessários a uma atividade sem sobressaltos. Vamos em frente! #flavioazevedo #turismodenatureza #lovetrekking #esporteésaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário