terça-feira, 5 de março de 2019

"O mundo jaz no maligno"

Flávio Azevedo
A polêmica encenação proposta pela Gaviões da Fiel.
Entre os “mimimis” do Carnaval 2019, o principal deles é a encenação do grande conflito entre o bem e o mal proposto pela Escola de Samba Gaviões da Fiel, uma das atrações do Carnaval de São Paulo. A suposta vitória de Satanás sobre Jesus na alegoria proposta pela agremiação gerou polêmica e muita falação.

Embora alegue que a cena é referente a Santo Antão, um monge cristão que viveu no Egito no século III, o passista com uma coroa de espinhos na cabeça e tecido enrolado no quadril faz lembrar apenas de um personagem: Jesus Cristo.

O clímax da apresentação é o momento em que o suposto Jesus cai com os braços estendidos em forma de cruz e um passista, que interpreta o Diabo, coloca o tridente sobre ele representando a vitória do Satã. A encenação incomodou muitos cristãos.

Na condição de evangélico e cristão, eu não me incomodei nem um pouco com a verdade daquela cena. Pelo contrário! Imediatamente passei a refletir que o tempo todo o conflito entre o bem e o mal está diante de nós. Para quem não sabe, todas as nossas escolhas e decisões dão vitória para Jesus ou para Satanás.

Para aqueles que estão revoltados com a encenação proposta pela escola de samba paulistana, eu gostaria de perguntar: no conflito entre Jesus e Satanás, as nossas escolhas estão dando vitória a quem?

Quando eu decido ver alguma coisa, quem sai vitorioso? Quando eu escolho ouvir alguma coisa, quem sai vitorioso? Quando escolho ir a lugares, quem sai vitorioso? Quando eu escolho as minhas amizades, quem está sendo vitorioso? Quando eu decido abrir a boca e falar, quem sai vitorioso? As minhas escolhas, que envolvem o uso do meu corpo dão vitória a qual dos personagens do grande conflito?

Enquanto muitos dos meus amigos cristãos estão excomungando a Gaviões da Fiel, eu darei a ela o meu estandarte de ouro pela oportuna provocação, sobretudo aos que se dizem cristãos. Detalhe: a forma agressiva que muitos cristãos estão usando para tratar do assunto, outra vez, coloca Jesus em segundo plano e faz de Satanás o vitorioso. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Um comentário:

  1. Bom dia. Considerei ato acintoso de intolerância religiosa. Nada assim tão escandaloso. Fato que o homem vive a dualidade entre o bem e o mal. Quem não crê pode pensar que o diabo está levando vantagem... O cristão é vitorioso porque crê no Deus Único e verdadeiro que enviou seu Filho Unigênito para oferecer a vida eterna que nos foi prometida. Para nós cristãos o diabo foi vencido na cruz. É um paradoxo que nem Satanás entendeu... A apóstolo João no alerta: "mundo está no maligno; mas nos conforta: “Maior aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.

    ResponderExcluir