terça-feira, 20 de novembro de 2018

Falando sobre exame preventivo da próstata e Saúde do Homem

Flávio Azevedo
Na última semana, por conta do Novembro Azul, um programa que tem a pretensão de falar sobre a Saúde do Homem, com destaque a prevenção do câncer de próstata, eu conversei sobre o assunto com o médico urologista, Lucas Perlingeiro. Ele atende na rede municipal de Rio Bonito e na Clínica Viver Med, parceira nossa nesse projeto de levar informações sobre Saúde para os nossos seguidores.

Em nossa pauta a importância dos exames preventivos, sobretudo da próstata, o preconceito que muitos homens ainda demonstram em relação ao exame de próstata por conta da famosa “dedada”; e a preocupação com a impotência sexual, situação atribuído as cirurgias de próstata. Também conversamos sobre outras questões consideradas “fatores de risco” que aumentam a possibilidade do homem manifestar o câncer de próstata e outras doenças. 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

A Clínica Viver Med está localizada na Rua João Carmo, 206, no Centro de Rio Bonito, em frente o Hospital Darcy Vargas. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Conheça e visite a Clínica Viver Med, aberta para pacientes particulares e associados ao Plano Viva Assistencial. Agende um horário no telefone 2734 – 0613 e 2734 – 0861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário