quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Vereadores aprovam cessão de espaço para clínica de radioterapia em Rio Bonito

Flávio Azevedo
A Câmara Municipal de Rio Bonito aprovou, em sessão extraordinária, nessa quinta-feira (22/11), a sessão de um espaço de 2,5 mil m² para o Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), no Condomínio Industrial. O espaço deve receber nos próximos meses uma clínica de radioterapia, que será coordenada pela empresa que presta serviço oncológico ao hospital. Inicialmente a unidade seria implantada no próprio terreno do HRDV (a parte dos fundos da unidade), mas essa ideia não foi aprovada pelo Ministério da Saúde, que vai destinar R$ 8,3 milhões para o novo projeto.

Antes da aprovação os vereadores ouviram os esclarecimentos do médico oncologista, Edmar Lopes da Silva Neto; que está capitaneando o projeto junto com o HRDV. Comandante da clínica que atualmente presta serviço oncológico ao hospital (quimioterapia), o médico acrescentou que não existe nenhum risco ambiental para o município, explicou a segurança do bunker de radiologia que é implantado, garantiu que tudo ocorre dentro de estritas exigências e protocolos do Ministério da Saúde e discorreu sobre a urgência de aprovar a cessão do terreno, “porque o Ministério da Saúde nos deu até o próximo dia 27/11 para o HRDV apresentar os documentos que confirmem a posse da área que vai abrigar a clínica”.
Diante das explicações e esclarecimentos do oncologista, o vereador Humberto Belgues (PSL); que no último dia 13/11 pediu Vistas da matéria alegando falta de informações, acabou devolvendo a Mensagem à Mesa Diretora. O presidente da Câmara, vereador Reginaldo Ferreira Dutra, o Reis (MDB); convocou de imediato uma sessão extraordinária e a matéria foi aprovada por unanimidade.
– Esperamos, agora, que o município publique a cessão do espaço com a mesma celeridade que nós aprovamos, porque outras matérias aprovadas por essa Casa com pedido de urgência e muita gente pressionando, depois de aprovadas caíram no esquecimento e ninguém toca mais no assunto – disse o vereador Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PSC), durante a discussão sobre a Mensagem.

Os vereadores, Marlene Carvalho (PPS) e Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PR); da base do governo; elogiaram a celeridade da Mesa Diretora da Câmara para aprovar a matéria. A vereadora Marlene destacou que a Mensagem realmente havia chegado sem informações e que o projeto que estava na Casa naquele momento chegou ao poder Legislativo por esforço pessoal do vereador Humberto Belgues, “que não esperou o prazo regimental para receber a resposta do poder Executivo e foi buscar na Secretaria de desenvolvimento Econômico”.
– Ele mesmo se encarregou de correr atrás das informações e, hoje, nós estamos aprovando esse benefício para a população de Rio Bonito e Região. Vamos torcer para o projeto ser aprovado no Ministério da Saúde e que esse sonho se torne realidade – destacou a Marlene. 

O vereador Humberto Belgues frisou que a Mensagem nunca seria rejeitada, “mas esclareceu que um bem do povo não pode ser dado com base numa Mensagem escrita em três folhas”. O parlamentar mostrou a diferença do volume de páginas da Mensagem que foi lida no dia 13/11 para a Mensagem que estava sendo aprovada, agradeceu a compreensão dos colegas vereadores e destacou a importância de todos na aprovação da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário