terça-feira, 20 de novembro de 2018

Furto de energia é uma das causas dos postes apagados

Flávio Azevedo
As queixas sobre a falta de Iluminação Pública e o relaxamento da Prefeitura ao tratar do tema são recorrentes nas minhas mídias e no Programa Flávio Azevedo. E quem reclama tem toda razão, porque paga mensalmente por um serviço que não recebe. Na última semana, porém, um dos profissionais que coordenam o serviço me disse que quando o carro de manutenção passou pela Serra do Sambê, bairro onde moro e fui criado, em 15 luminárias trocadas 15 delas tinham “gato".

Funciona assim: para a lâmpada acender, um fio é puxado da rede de energia até a lâmpada. Sabedores dessa técnica, os “gatunos” fazem uma ligação clandestina do fio que alimenta a lâmpada até as suas casas. Por conta da sobrecarga, o fio que irriga a luminária entra em curto e a lâmpada apaga.

Se você não sabe fique sabendo agora! Inúmeros postes sem iluminação não estão com lâmpadas queimadas, mas apagadas porque o fio que irriga a luminária entrou curto, por conta do “gato” que foi feito por algum “cidadão de bem”. Esses "gatunos" são aqueles que votaram em Bolsonaro sob o argumento de que “o Brasil precisa mudar, porque na política só tem ladrão”.

A notícia triste é que essa “gatunagem” está acontecendo em todos os bairros. No Boqueirão, por exemplo, uma dessas ligações clandestinas foi encontrada, retirada, mas no dia seguinte estava novamente instalada. Detalhe: foi uma das lâmpadas trocadas que os moradores ligaram novamente para a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) para reclamar que a lâmpada queimou no mesmo dia que foi trocada.

E por que a lâmpada queimou no mesmo dia? O produto era de baixa qualidade? Culpa do pangaré do prefeito? Culpa do secretário de Obras? Culpa da equipe de manutenção? Não, culpa do “gatuno” que se acha mais malandro que a malandragem.

É esse pessoal que está querendo mudança no cenário político. Aliás, se você puxar conversa sobre o assunto política com esses "gatunos", eles prontamente dirão que precisamos trocar prefeito e todos os vereadores, “porque só tem ladrão”.

Teve uma vez, eu já contei isso aqui, que encontraram a oficina de um "gente boa" ligada na energia da quadra de esportes de um bairro da nossa cidade. Quando a ligação clandestina foi tirada, o "gatuno" teve a petulância de reclamar, criticar a administração municipal e acusar o prefeito (esse pangaré aí mesmo) de ser um cara que "não ajuda ninguém". rsrsrsrsrsrs

É esse tipo de narrativa que me faz não acreditar na mudança que tanto pedem, porque eu sei que essa vontade por enquanto é virtual (só existe nas mídias sociais). Sigo descrente, cético, pessimista e afirmando com todas as letras: não haverá mudança, porque o povo (nós) é tão picareta quanto os políticos que eles tanto criticam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário