terça-feira, 20 de novembro de 2018

Clínica de radioterapia está dentro da corrida eleitoral de 2020 em Rio Bonito

Flávio Azevedo
No último mês de abril, para tratar da clínica radioterapia e outros temas o presidente do HRDV esteve com o secretário estadual de Saúde e outros personagens.
Está na Câmara Municipal de Rio Bonito uma mensagem do poder Executivo que o prefeito José Luiz Antunes (PP) pede autorização legislativa para ceder, ao Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), um terreno no Condomínio Industrial. O espaço cedido deverá receber uma clínica oncológica, serviço que, hoje, é oferecido no prédio anexo ao HRDV. A grande novidade é que o novo espaço vai fazer tratamento de radioterapia em pacientes que lutam contra o câncer. Atualmente, a clínica que atua em Rio Bonito oferece apenas a quimioterapia e atende cerca de mil pacientes por mês. 

A instalação da clínica de radioterapia representa o início de um circulo virtuoso importante para Rio Bonito. O Ministério da Saúde está disposto a investir R$ 10 milhões n instalação do equipamento, que além de gerar emprego e dar conforto e dignidade aos pacientes oncológicos (não precisarão mais se deslocar para os grandes centros em busca de tratamento), vai impactar positivamente a Economia. A expectativa é que o movimento de pessoas no município seja tão grande, que até o setor hoteleiro e imobiliário será afetado, por conta dos acompanhantes e familiares dos pacientes que virão para Rio Bonito se tratar.

Os dois primeiros parágrafos mostram o círculo virtuoso dessa história e enche os nossos olhos. Todavia, a novidade também tem os seus problemas e pontos cegos. Uma clínica de radioterapia trabalha com radiação e os impactos ambientais precisam ser medidos e bem explicados. Os empresários responsáveis pela futura unidade de radioterapia asseguram que haverá cuidado com a questão ambiental, garantem que os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde são rigorosos e descartam qualquer possibilidade de contaminação do solo e do lençol freático.

Na última terça-feira (13/11), uma mensagem do poder Executivo chegou à Câmara Municipal em caráter “Mandraque”, nome que eu dou a matérias que não são explicativas e não orientam o vereador para que ele saiba em que está votando. Os aspectos positivos já foram apresentados e não podem ser negados. Entretanto, os impactos e aspectos negativos precisam ser analisados e pensados e pesados. A falta de explicações e projetos junto da mensagem do poder Executivo fez o vereador, Humberto Belgues (PSL); pedir Vista da matéria.

Todavia, o prazo para o HRDV apresentar ao Ministério da Saúde, o local que receberá a clínica de radioterapia, se encerra nos próximos dias. Enquanto o vereador examina a “Mensagem Mandraque”, o tempo está passando e o prazo se esgotando. Enquanto isso puxa sacos e toda ordem de vassalos ligados ao poder Executivo já estão espalhando que “por culpa é da Câmara”, como já aconteceu em 2013, Rio Bonito pode perder esse equipamento. 

O curioso é que há cerca de um ano começaram a circular as notícias de que a radioterapia chegaria a Rio Bonito. Nas mídias sociais, postagens ufanistas mostravam o presidente do HRDV, José de Aguiar Borges, o Kaki; ao lado da deputada federal, Laura Carneiro (DEM). A notícia era de que estariam buscando a tal clínica de radioterapia, investimento que foi confirmado há cerca de um ano. Entrevistei o presidente do HRDV sobre o assunto, ele disse estava tudo certo e revelou que a radioterapia funcionaria na parte de trás do hospital, área que noutra reportagem eu denunciei uma pilha de pneus velhos que serviam de criadouro de Aedes Aegypti (mosquito da dengue).

Uma rápida conversa sobre o assunto permite questionamentos que certamente ficarão sem respostas. Por exemplo, se esse assunto há tanto tempo é de domínio público, por que só agora, a toque de caixa e faltando dias para se expirar o prazo do Ministério da Saúde, a cessão do terreno está em pauta na Câmara Municipal? Por que só agora vassalos e puxa sacos do prefeito estão na rua falando sobre isso? Por que mandaram uma “Mensagem Mandraque”, com explicação de nada, para os vereadores? A ideia é sabotar quem? Qual é o ator político que será prejudicado e/ou beneficiado com a instalação dessa clínica? Será que só eu vejo malandragem nessa história? Só eu consigo enxergar estratégias nada cidadãs nesse imbróglio?

E não adianta querer responsabilizar o pedido de Vista do vereador, porque essa é uma das suas prerrogativas. Ele quer informações, explicações, como eu também quero saber mais detalhadamente sobre as questões ambientais, a razão da mudança de lugar da clínica (do HRDV para o Condomínio Industrial), entre outros pontos que não foram esclarecidos e deveriam constar no projeto que foi remetido pelo Executivo ao poder Legislativo.

Se você está preocupado com as pessoas que poderão ficar sem atendimento oncológico por conta de divergências políticas, essa preocupação é unicamente sua. Como eu já descrevi noutro texto, o HRDV é uma fonte de poder, de votos, de serviços, de dinheiro, de emprego e controlar essa estrutura representa controlar os destinos da política local, hoje, sem perspectivas futuras, uma vez que os três principais personagens da política riobonitense estão irremediavelmente prejudicados em suas pretensões futuras em relação a corrida pela Prefeitura de Rio Bonito. 

Isso, porém, já é outra conversa, embora o futuro dessa clínica radioterapia possa dar rumos inimagináveis ao cenário político. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário