quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Oncologista defende Clínica de Radioterapia em Rio Bonito

Flávio Azevedo
Para trazer esclarecimentos sobre a clínica de radioterapia – unidade que trata pacientes que lutam contra o câncer – que Rio Bonito pode receber do Ministério da Saúde, através do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV), nos próximos meses, o médico oncologista, Edmar Lopes da Silva Neto; esteve na Câmara Municipal de Rio Bonito, nessa quinta-feira (22/11). O objetivo era detalhar para os vereadores, o funcionamento da clínica e a urgência de aprovar a mensagem de cessão de um espaço de 2.5 mil m², no Condomínio Industrial, para o HRDV.

Na oportunidade, o médico discorreu sobre a importância da aprovação da Mensagem do poder Executivo, que pedia autorização legislativa para liberar o espaço para abrigar a unidade oncológica. Projetada para atender diariamente 100 pacientes de Rio Bonito e Região, a clínica de radioterapia, segundo Edmar Lopes, vai receber cerca de R$ 8,3 milhões do Ministério da Saúde.
A Mensagem foi lida no expediente da Câmara no último dia 13/11 e o vereador, Humberto Belgues (PSL) pediu Vistas, que foi aprovada por todos os colegas, com exceção do vereador, Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PR). De acordo com o parlamentar, a razão do pedido de Vistas foi precariedade de informações na Mensagem. 

A preocupação do médico Edmar Lopes, porém, principal entusiasta do projeto, era a aprovação da Mensagem acontecer depois do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, que deu até o próximo dia 27/11 para o HRDV enviar a certeza de que conta com um espaço adequado para a implantação da clínica de radioterapia. A unidade inicialmente seria no terreno do HRDV, mas esse projeto não foi aceito.

Após ouvir as explicações e apontamentos do médico, que descartou qualquer possibilidade de contaminação do Meio Ambiente e respondeu questionamentos dos vereadores, o vereador Humberto Belgues devolveu a Mensagem a Casa, que foi aprovada em sessão extraordinária, uma vez que a sessão ordinária já havia sido encerrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário