domingo, 4 de novembro de 2018

Agenda 21 Rio Bonito pauta desenvolvimento sustentável e Meio Ambiente

Flávio Azevedo
Grupo da Agenda 21 Rio Bonito se reuniu em 29/10. As reuniões acontecem na última segunda-feira de cada mês.
Emissão de gazes poluentes, arte, Meio Ambiente, a Festa Agropecuária de Rio Bonito, ferramentas distribuídas pelo Programa Rio Rural aos proprietários rurais, desenvolvimento sustentável do setor agropecuário na Região, a liberação de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Agricultura Familiar; esses foram alguns dos assuntos debatidos na reunião da Agenda 21 de Rio Bonito na última segunda-feira (29/10). O encontro foi realizado no Espaço Inter-Ação, na Bela Vista.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Terezinha, Rafael Borges Gonçalves; apresentou a luta dos moradores com a empresa W One. Segundo o líder comunitário, o processo de preparo do tecido que é matéria prima da empresa libera gazes que trazem transtornos respiratórios aos moradores da localidade. De acordo com ele, a situação é antiga e já foi denunciada aos órgãos competentes.
– Esperamos que os órgãos fiscalizadores façam o seu papel e que a empresa consiga se adequar, porque crianças, idosos e pessoas quem têm problemas alérgicos sofrem muito com essa situação – disse o líder comunitário. A Agenda 21 de Rio Bonito já recebeu queixas também de moradores da Praça Cruzeiro, “onde uma indústria também tem eliminações que prejudicam a população”.

Área Rural
Outro tema pautado na reunião foi apresentado pela representante da Emater, Delaine Arneiro. Ela anunciou a realização de uma Festa Agropecuária que será promovida no Parque de Exposição de Rio Bonito, na Prainha; entre os dias 22 e 25 de novembro. O evento contará com provas hípicas, mini zoológico, shows, exposição de animais, food truks, leilões de bovino, cavalos de cela, entre outras atrações.

A representante da Emater também discorreu sobre a distribuição de roçadeiras aos produtores de citros. O objetivo é evitar o uso do glifosato, tema que é sempre pauta nas reuniões da Agenda 21 Rio Bonito. Especialista em cuidados com autistas, a psicomotricista, Rosângela Martins; integrante da Agenda 21 e comandante do Espaço Inter-Ação, destacou que inúmeros estudos apontam o Glifosato como responsável pelo aumento do número de crianças com espectro autista. 

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), sua renovação e adesão de novos beneficiários também foi pauta da Agenda 21 Rio Bonito. A DAP é um dos mecanismos de incentivo a Agricultura Familiar, está entre as estratégias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é valorizar a produção local e potencializar a Agricultura Familiar. Participam do PNAE, os agricultores familiares que tenham DAP em dia. 

Em Rio Bonito, porém, nos últimos anos a condução desse processo tem sido cercada de desconfiança. Pequenos produtores denunciam que entre os anos de 2014 e 2016 a “roça” de alguns produtores beneficiados pelo projeto era o Ceasa. Além disso, produtores que já tinham batido a meta anual de vendas para a Prefeitura de Rio Bonito (R$ 20 mil) usavam a DAP de produtores iniciantes sob o argumento de que “o documento precisa ser esquentado”. 

Segundo Delane Arneiro, a emissão e renovação da DAP é sua atribuição e o produtor só terá renovada a DAP ou terá a declaração, depois de ter suas terras vistoriadas por ela. “Eu faço questão de conhecer a propriedade e visitar a roça de cada produtor, porque eu também soube ser o Ceasa a origem dos produtos de alguns produtores e vamos acabar com isso”.

Exposição na Pinacoteca
Por fim a Agenda 21 também tratou de Meio Ambiente, Paisagismo, Botânica e o desenvolvimento sustentável de uma propriedade. Discorreu sobre o tema, a doutora em Ciências Biológicas, Janie Garcia da Silva; que coordena o laboratório horto-viveiro da Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre as suas reflexões, a recuperação de áreas degradas e o enriquecimento do solo foram os temas mais abordados e que despertou mais perguntas entre os presentes.
– Com interesse, boa vontade e planejamento é possível superar desafios e alcançar inúmeros objetivos. É necessário existir uma relação sustentável entre setores antagônicos uma vez que esses setores tem como fim o bem estar do ser humano – explicou Janie.

Nessa terça-feira (06/11), na Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro de Rio Bonito, em parceria com o departamento de Cultura de Rio Bonito, Janie lança a Exposição “O Olhar do Artista Sobre o Meio Ambiente”, esse ano com o tema biodoversidade. As obras ficarão expostas na até 14/11. A Pinacoteca funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário