quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Prefeito de Rio Bonito deseja “Feliz Ano Novo”, mas não há o que comemorar

Flávio Azevedo
Recebi na manhã dessa quinta-feira (02/01), via WhatsApp, vários vídeos que mostram o prefeito de Rio Bonito, na praia, celebrando a chegada do Ano Novo. Algumas considerações devem ser feitas sobre essa questão. Primeiro ressaltar que o prefeito também tem direito a diversão e estar com os amigos e parentes num momento de confraternização. Aliás, na condição de riobonitense, eu quero agradecer os votos de “paz, saúde, alegria, felicidade e Feliz Ano Novo” que ele desejou a todos nós. Quero, inclusive, retribuir os votos para ele e todos os seus.

Todavia, apesar da empolgação do prefeito não há o que comemorar e muitos não tiveram sequer condições de celebrar a chegada do novo ano, simplesmente porque faltou grana. Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Rio Bonito, por exemplo, não tiveram um ano bom e as perspectivas não são positivas para o “Ano Novo”. Servidores ativos que estão em auxílio doença não tiveram um 2019 fácil e o 2020 chega com indícios que não será diferente.

Parte dos servidores contratados não recebeu salários e essa dificuldade não lhes permitiu celebrar como poderia a chegada do Novo Ano. Professores efetivos não receberam as horas extras trabalhadas nos meses de outubro, novembro e dezembro. Em muitos casos, a grana da hora extra era exatamente fazer uma festinha de fim de ano com amigos e família (como o prefeito fez) e/ou entrar o Ano Novo com a casa pintada, um móvel trocado, um presente melhor para os filhos, uma dívida quitada... Mas isso não aconteceu.

O riobonitense em geral teria iniciado 2020 muito mais feliz, se a Prefeitura fosse eficiente em oferecer Iluminação Pública. Também se esperava interesse em legalizar uma área que pudesse receber entulho, resto de obras e poda de árvores coletados no município. Escolas municipais estruturadas e obras como a da Escola Municipal Raulbino Mesquita (Parque Indiano) e Escola Municipal Kingston Mota (Parque Andréa) também era um desejo de nossa gente. Empenho junto ao governo do estado para reabrir a Escola Estadual Dr. Roberto Pereira dos Santos (Boqueirão) era outro anseio dos riobonitenses, assim como a reconstrução da ponte que está caída desde fevereiro de 2016 na estrada que liga Boa Esperança a Nova Cidade (RJ – 55). Postos de Saúde funcionando em sua total capacidade era outro anseio.
Quando saímos de 2016 para 2017, ao desejar Feliz Ano Novo, a expectativa do riobonitense, sobretudo aqueles que insistiram em dar ao prefeito um quarto mandato (seus eleitores) era ver ele planejando de maneira eficiente, em parceria com os outros poderes (Legislativo e Judiciário) e a sociedade civil organizada; estratégias para atrairmos para o município investimento público e privado que estimulasse a geração de emprego, renda e fortalecesse o principal ativo do município, a qualidade de vida.

Como nada disso aconteceu não há o que comemorar, mas também não vamos lamentar, porque está diante de nós um ano eleitoral com a nova janela de oportunidade que se abre a cada quatro anos. Esse ano nós iremos às urnas escolher prefeito e 10 vereadores e aqui cabe a pergunta: o nosso voto será novo igual o ano que começa ou será velho igual o ano que terminou?

Quanto aos que dizem “os amigos do prefeito não deveriam ter divulgado esse vídeo”, tenha certeza que o vazamento foi proposital e tem o sentido de provocar. Esse ano nós vimos o governo mal e o prefeito vibrando no rodeio; vimos o governo mal e o prefeito saltitante no Natal Bonito. Ou seja, é natural que os votos de Feliz Ano Novo sejam usados para mostrar uma confiança de que “está tudo bem”, mas só o prefeito e seus devotos nutrem essa perspectiva. 

Esse vídeo do prefeito nada mais é que um ato de pré-campanha pela reeleição. E antes dessas eleições ainda virá o Carnaval, o aniversário da cidade e, provavelmente, a Exposição Agropecuária, evento que geralmente é realizado em setembro. Minha gente, se o eleitor não sabe aproveitar a janela de oportunidade (eleições) para renovar e mudar, saiba que a classe política como um todo sabe aproveitar essa janela para se manter no poder mesmo que seja oferecendo pão e circo em ver de emprego, renda e progresso. Vamos em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário