sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Renovar e prejudicar são tarefas fáceis

Flávio Azevedo
Um dos maiores filósofos de todos os tempos, Saulo de Tarso ou São Paulo, escreveu na sua carta à igreja de Roma um conselho que milênios depois está vivo e atual. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus”. Paro aqui nessa abertura do verso para destacar que no linguajar de hoje Paulo estaria dizendo: “gente, pelo amor de Deus”. É isso que ele quer dizer. E o conselho não para por aí. Além de falar da adoração (sacrifício vivo, santo e agradável a Deus) Paulo finaliza com outro conselho que deveria alcançar a sociedade como um todo e não somente o meio religioso. Ele escreve: “e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.

Minha gente, “não se conformar com esse mundo” é exatamente o contrário do que em geral pregam os adeptos do “deixa isso pra lá”. O município de Rio Bonito está enfrentando uma série de desmandos que alcançam aposentados e pensionistas da Prefeitura, usuários do serviço público de Saúde, da rede municipal de Educação, entre outros. Apesar disso, ainda encontramos gente dizendo “larga isso pra lá”.

Saulo de Tarso aconselha exatamente o contrário. Além de dizer que não podemos nos conformar com esse mundo (o inconformismo atinge a todos), ele aponta os próximos passos, mas é aí que a porca torce o rabo, porque significa sair da zona de conforto (o que nós detestamos). Ele afirma que é preciso “transformar e renovar” o nosso entendimento. Isso significa rever as nossas opiniões, convicções e mudar de ares, algo que temos muita dificuldade de fazer.

Mas vamos em frente e como escreveu o apóstolo Paulo: “pelo amor de Deus, vamos renovar” para podermos ir em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário