quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Mandiocão e Solange sempre serão favoritos na corrida pela Prefeitura de Rio Bonito

Flávio Azevedo 
O nosso “Papo da Madrugada” dessa sexta-feira (10/01), o primeiro de 2020, vai apontar porque o prefeito José Luiz Antunes, aquele que eu carinhosamente chamo de “Pangaré”, é favorito nas eleições desse ano caso ele seja candidato. Provoca esse esclarecimento a esquizofrenia de algumas pessoas que ficam abismadas com o fato do Flávio Azevedo, que é um crítico do modo de governar do prefeito aponta-lo como favorito. 

Dias atrás teve um sujeito mais exaltado – um falastrão que não sabe nada de política – escrevendo numa das minhas postagens, que eu estava sendo pago pelo prefeito para fazer essa afirmação. Também soube que puxa sacos e devotos do prefeito ficam entusiasmadíssimos quando me ouvem dizendo que “o prefeito é favorito caso seja candidato”. 

Primeiro eu gostaria de destacar que essa leitura que faço da sociedade não me dá nenhum prazer. Segundo é importante destacar que eu, ao contrário de muitos colegas da área da Comunicação, não brigo com os fatos. Terceiro, eu escrevo a luz do que vejo o povo fazer e escolher a próxima eleição. Logo, não será diferente no próximo pleito. 

Aliás, eu fico até constrangido quando descubro que apesar dos governos horrorosos, Mandiocão e Solange são favoritíssimos a qualquer disputa pela Prefeitura de Rio Bonito, porque eles estão escorados na parvoíce política do eleitorado. Sim, o eleitor se julga muito esperto, mas é tonto.

Saliento ainda que Política é matemática, os números são exatos e quem sabe fazer conta consegue chegar ao mesmo resultado que eu chego quando estou diante dessa equação chamada “eleições municipais em Rio Bonito”.

Vamos aos números pragmáticos:

Rio Bonito tem 45 mil eleitores. Desse montante, Mandiocão e Solange tem cerca de 10 mil votos. Em campanha, contando mentiras e fazendo promessas, eles conseguem chegar a 15 mil. Ou seja, dos 45 mil eleitores, sobraram 30 mil. Desses 30 mil eleitores 10 mil não votam porque anulam o voto ou votam em branco. Sobram 20 mil votos válidos, que só farão frente aos 15 mil de Mandiocão ou Solange, se a eleição foi polarizada. Caso tenhamos mais um candidato os 20 mil votos serão divididos por dois o que significa 10 mil pra cada o que logicamente não é suficiente para vencer os 15 mil que Mandiocão ou Solange conseguem alcançar. 

Esse número é a razão deles nunca baterem chapa. As vezes que isso aconteceu o vitorioso foi quem tinha a máquina na mão. Em 2000, por exemplo, Solange que estava no poder e venceu com margem pequena, mas venceu. Em 2008, na condição de vice do vereador Reis; Solange foi derrotada por Mandiocão. Dessa vez era ele que estava no poder. 

Note que em 2016, Mandiocão só anunciou que seria candidato e começou pesquisar os caminhos que deveria percorrer para burlar a condição de inelegível – por causa das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores – quando Solange anunciou que não seria candidata a reeleição. Então amigos diante desse cenário e por não brigar com fatos eu considero na próxima eleição o prefeito Mandiocão, que eu carinhosamente chamo de “Pangaré” favoritíssimo a vencer as eleições.

Apesar dessas loucuras do eleitorado masoquista vamos em frente. #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário