quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Rio Bonito cria “Monumento a Imundície” nas estradas vicinais do município

Flávio Azevedo
As imagens que veremos agora foram gravadas por um dos nossos seguidores e mostram o cenário de imundície na Estrada de Mato Frio, logradouro que liga os bairros, Rio Vermelho e Nova Cidade em Rio Bonito/RJ. Vale acrescentar que o prefeito, José Luiz Antunes; em três anos de governo não deu conta de legalizar uma área que possa receber poda de árvores, resto de obras e entulho em geral.

Outro ponto a ser salientado é que um dos primeiros Atos do prefeito ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2017 foi acabar com o serviço de caçamba, uma decisão que pode ser classificada como “tirar o sofá da sala”. Tudo indica que na cabeça enigmática do prefeito, que carinhosamente chamamos de “pangaré”, acabar com o serviço de caçamba automaticamente acabaria com o lixo, o que obviamente não aconteceu. Por conta dessa decisão tresloucada, resto de obra, entulho e resto de poda de árvores; se acumulam nas calçadas dos bairros de Rio Bonito. 
Uma viagem no tempo nos leva a 2014, ano da desativação do lixão de Mato Frito, iniciativa cercada de comemorações que pode ser considerada a pedra fundamental dos “Monumentos a Imundície” que estamos vendo, hoje. Com o cancelamento do serviço de caçamba um precedente grave foi aberto: lixo de toda ordem tem sido jogado nas estradas vicinais, sobretudo em trechos onde passam poucas pessoas. Um verdadeiro “Monumento a Imundície”.

Moradores denunciam que até caminhões que prestam serviço para a Prefeitura de Rio Bonito já foram flagrados despejando resíduos nas estradas vicinais. Enquanto parte da população acompanha estarrecida o crescimento dos “Monumentos a Imundície” que já se fazem presentes em vários pontos do município; os órgãos fiscalizadores, Câmara Municipal, Conselhos Municipais e Ministério Público, seguem inertes. 

Se a sociedade e seus órgãos fiscalizadores sofrem de paralisia diante de mais esse descaso, a gestão municipal, sem nenhum constrangimento, segue criando os “Monumentos a Imundície” por toda parte e ficamos com a impressão que todos os bairros riobonitenses, sobretudo os mais afastados serão contemplados com essa iniciativa. Os “Monumentos a Imundície” foram iniciados na gestão anterior, comandada pela ex-prefeita, Solange Almeida; e segue sendo aprimorado no atual governo que tem o comando do prefeito José Luiz Antunes.

Esse cenário de horror e os “Monumentos a Imundície” deixam claro que a inimizade que dizem existir entre Mandiocão e Solange fica por conta dos puxa sacos e devotos. No fundo esses governantes são sócios, se revezam de forma planejada na Prefeitura de Rio Bonito e um precisa do outro para sobreviver politicamente. O mais perverso disso é que só dão continuidade ao que é ruim. Iniciativas positivas da agenda de seus governos eles não dão continuidade, mas ações que agridem a sociedade e o Meio Ambiente, por exemplo, esses “Monumentos a Imundície” eles fazem questão de dar continuidade e aprimorar. 

O cenário é horroroso e perverso, mas precisamos ir em frente! #flavioazevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário