Flávio Azevedo
O Rio de Janeiro sediará a 16ª edição do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, previsto para acontecer em abril de 2020. A vaga foi pleiteada pela Secretaria de Estado de Turismo por meio do núcleo de Turismo Religioso e teve como concorrentes cidades de diferentes países da América e Europa. A escolha foi feita com base em critérios técnicos como locais, atividades e espaços religiosos de grande valor cultural e interesse turístico.
Organizado pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas (PR), o congresso é um dos maiores do segmento e contará com diversas atividades, conferências, painéis, rodada de negócios, projeto jovem, espaços de negócios, shows culturais, degustação de pratos típicos, visitas e excursões pós-evento.
Espero sinceramente que uma delegação de Rio Bonito participe desse evento. Tenho certeza que o Turismo Religioso seria mais uma realidade que poderia ser aproveitada em nossa cidade como fonte de emprego, renda e fomento aos negócios. Rapidamente posso lembrar aqui que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é um Santuário de Adoração Perpétua; o único bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) do nosso município é uma igreja, a simpática Igreja de Santana, no Basílio; sem falar as ruínas da igreja na Fazenda Relicário, em Braçanã.
Acrescente a esse roteiro um espaço na Viçosa dedicado a uma ordem que é comandada por freiras (perdoem a minha ignorância sobre o assunto), a Colina da Primavera, com aquele espaço onde aconteciam as Vigílias do Monte, local que eu já vi receber mais de 10 ônibus de romeiros mesmo sem ter nenhum apelo de marketing para questão turística (foto da ocasião); e acrescento a esse pacote o Parque da Caixa D’Água, espaço que recebe as encenações da Paixão de Cristo (outros espetáculos religiosos podem ser pensados para o local).
Se por acaso eu estou me esquecendo de algum outro lugar que poderia integrar essa lista de pontos que mencionei, por favor, perdoem-me o lapso de memória, porque o texto tem apenas a pretensão de mostrar a excelente condição estrutural que Rio Bonito dispõe para essa atividade. Tomara que os fluídos benéficos de Jesus afastem de nós, governantes e sociedade, o "espírito pangaré" para entendermos a oportunidade que está diante de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário