domingo, 14 de abril de 2019

Audiência Pública debate construção de barragem em Rio Bonito e Tanguá

Flávio Azevedo
Plenário da Câmara Municipal de Tanguá lotado para a Audiência Pública
A nossa reportagem acompanhou na manhã desse sábado (13/04), uma Audiência Pública que foi realizada na Câmara Municipal de Tanguá, com o objetivo de debater a construção de uma barragem entre os territórios de Tanguá e Rio Bonito. O equipamento tem grande dimensão e está sendo projetado para represar água que será captada em Rio Bonito (Região de Tomascar) para beneficiar o município de Maricá. A iniciativa da audiência foi do vereador, Luciano Lucio Natalino (PSDB); que nas últimas semanas fez peregrinações pela Região que será alagada. 

O parlamentar fez contato com a população que mora há décadas na Região que será atingida e descobriu que a maior parte dessas pessoas, a maior parte gente humilde, pacata e sem instrução; não tinha conhecimento do que realmente representa a construção da barragem que pretende alagar uma área de 550 hectares, sendo 70% no território de Rio Bonito e 30% em Tanguá. Segundo informações apresentadas na Audiência Pública, localidades tradicionais como Rio Seco e Lagoa Verde, praticamente desaparecem. 

O projeto é uma iniciativa do governo do Estado que será financiado da Prefeitura Municipal de Maricá, município que atualmente luta contra uma dificuldade muito rara no Brasil: está com recursos sobrando por conta do petróleo na área do pré-sal descoberto em sua encosta. O projeto inicial está orçado em R$ 260 milhões. 
Compareceram todos os vereadores de Tanguá, de Rio Bonito os vereadores, Cláudio Fonseca de Moraes, o Claudinho do Bumbum Lanches (PR), Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PSC) e Rafale Caldas, o Rafael do Rio do Ouro (Avante). Também estiveram presentes representantes da Cedae e da Prefeitura de Maricá. Destaque principal, porém, para a população, que compareceu maciçamente. Pessoas de Tanguá, Rio Bonito, Itaboraí e São Gonçalo; prestigiaram a audiência e foram uníssonas em declarar “barragem não”. 

Moradores de localidades interioranas, pessoas que tiram seu sustento do cultivo da terra marcaram presença e demostraram grande preocupação. Alguns externaram aflição com o futuro e a possibilidade de perder suas propriedades, mesmo recebendo indenização. Por quase seis horas um debate muito rico, republicano e cidadão; foi promovido entre os presentes. 
Pessoas contrárias e favoráveis a barragem mostravam seu posicionamento e quase no final da Audiência veio a vitória: o secretário Municipal de Relações Institucionais da Prefeitura de Maricá, João Maurício de Freitas; anunciou que diante da mobilização popular o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT); decidiu retirar a ideia da barragem e passar a negociar a captação de água do Rio Tanguá, na Região de Posse dos Coutinhos, sem desapropriação, sem alagamento, de tamanho muito menor e que já garante algum abastecimento para o município de Maricá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário