domingo, 14 de abril de 2019

A política irresponsável tem vitimado a sociedade brasileira

Flávio Azevedo
Estou aqui acompanhando as reclamações dos moradores do 2º Distrito, destaque para o Parque Andréa, onde está a maior concentração de pessoas, a respeito da falta de energia na localidade, um problema antigo em nosso município. Segundo eles, todas as vezes que chove ou o tempo vira para chover, o fornecimento de energia é interrompido. Em várias oportunidades o vereador, Edilon de Souza Ferreira, o Dilon de Boa Esperança (PSC); tem trazido esse tema na tribuna da Câmara Municipal de Rio Bonito, mas não existe solução.

Enquanto eu estava aqui pensando num texto, uma profissional de Educação me informa que “essa segunda-feira (08/04) foi de caos no Colégio Municipal Dr. Kingston de Souza Motta”, principal unidade escolar da rede no 2º Distrito. “Salas cheias de água, sem energia, os alunos sendo remanejados, os profissionais de Educação se esforçando para fazer o melhor, mas sem estrutura”.

Isso sem falar nas seguidas reclamações que chegam do 2º Distrito sobre a ponte da RJ – 55, estrada que liga Nova Cidade a Boa Esperança (caiu em 29/02/2016) que três anos depois ainda não foi recuperada; os índices crescentes de criminalidade, a garotada que tem sido aliciada em larga escala pelo tráfico; a falta de emprego; a falta de vaga de creche; a falta de água tratada; o desleixo da própria população com descarte de lixo etc.

Eu gostaria de saber do prefeito, se ele tem algum planejamento para o 2º Distrito e para cidade como um todo ou se ele segue governando de orelhada. Vou explicar como funciona. Rabo sentado com a equipe de trabalho. Escolha uma sala ampla, cafezinho, suco, biscoitinho, ambiente climatizado e na parede, um mapa da cidade, que pode ser projetado por Data Show (as mudanças e apontamentos podem ser feitos no ato). Sobre a mesa de trabalho os problemas do município que estarão num plano de ação com data de início e fim. É bom que relatórios sejam apresentados no decorrer das ações planejadas. Mas isso deveria ter sido feito em janeiro de 2017, quando se preferiu ficar choramingando e culpando a administração passada (que realmente foi péssima).

Nessa reunião devem estar presentes, o secretariado, vereadores, lideranças locais, representantes do comércio, integrantes dos conselhos municipais, a imprensa... Não tem problema o planejamento demorar um mês ou dois para ficar pronto, porque há cerca de 30 anos nós esperamos que essas bestas que governam a nossa cidade tenham um mínimo de planejamento para alavancar o desenvolvimento do município.

Não é possível que em pleno século 21, o prefeito de Rio Bonito não tenha um plano de ação e siga pensando que governar é pintar meio fio, arrumar emprego para puxa saco e inventar obra na rua dos bancos (foto) para dizer que está fazendo alguma coisa. Minha gente, nós estamos falando de um município que tem localização geográfica estratégica; que tem riquezas naturais invejáveis; que conta com comerciantes querendo crescer e desenvolver os seus negócios; que tem mais de mil universitários estudando as diversas áreas do saber; que tem potencial cultural, turístico e esportivo significativos. Não é possível que isso não seja levado em conta quando se vence uma eleição, mesmo que seja arranjada pelo Siro Darlan.

Alguém me disse semana passada que o prefeito está cansado. Sinceramente, se a culpa dessa inércia administrativa é cansaço, Mandiocão e Solange estão cansados há 30 anos, porque nunca vimos essa gente planejar o desenvolvimento e o crescimento de Rio Bonito. O que vejo esse pessoal fazer é perseguir funcionário que votou noutro grupo político, não pagando horas extras combinadas, agora, eles planejam como ninguém a extensão do controle político. Mas pensar o desenvolvimento da cidade? Nunca.

Encerro lembrando que tem por aí um monte de gente se arvorando aos cargos de prefeito e vereador. Ótimo! Precisamos de renovação! Mas vocês estão planejando ações para desenvolver e crescer a cidade ou estão embasando a prática política na velha lógica de carregar doente para o Rio de Janeiro; dar carona a mulher grávida e conseguir laqueadura de trompas; distribuir cesta básica; contar mentira; se fingir de crente; prometer o que não vai fazer; promover a desinformação; comprar voto... Como está esse planejamento?

Minha gente, nós esperamos um eleitorado mais consciente na eleição do ano que vem, mas também esperamos que participem do pleito políticos mais conscientes de suas ações e responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário