quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Serviço de Oncologia do Hospital Darcy Vargas fortalece a Saúde de Rio Bonito

Flávio Azevedo
O médico Edmar Lopes, na Câmara Municipal de Rio Bonito, esclarecendo questões envolvendo a clínica de Radioterapia.
“A expansão do setor de Oncologia de Rio Bonito pode colocar o município no patamar dos grandes centros de Saúde do país”. É o que afirma o médico, Edmar Lopes; que comanda a clínica de Oncologia do Hospital Regional Darcy Vargas (HRDV). A unidade hospitalar, uma das mais importantes do interior do Estado do Rio de Janeiro, também sobe de patamar com a implantação do serviço. Se o serviço de quimioterapia já coloca Rio Bonito no time dos municípios que priorizam a Saúde, a instalação da Clínica de Radioterapia, que deve começar a atuar em cerca de dois anos, sobe ainda mais conceito de Rio Bonito e do HRDV.
– Poucas cidades conseguiram ser contempladas com esse projeto de expansão da Radioterapia. A demanda crescente, cobrada pela população e nós iremos receber o único Centro de Radioterapia fora da Capital do Rio de Janeiro – afirma o médico Edmar Lopes, que é cirurgião oncológico.

A nossa reportagem foi recebida pelo médico, Edmar Lopes; para tratar desse e de outros temas na tarde dessa quinta-feira (31/01). Ele frisou como “ações estratégicas” as ampliações que o HRDV está promovendo em vários setores. A ampliação do CTI, que vai receber três novos leitos; a criação de área de estacionamento, que terá cerca de 50 vagas e será rotativo; a abertura de 20 novos quartos particulares, o que aumenta o faturamento da unidade; a criação de uma enfermaria que vai receber somente pacientes oncológicos; são ações do presidente do HRDV vistas como positivas pelo médico.
– Precisamos fazer o nosso cliente se sentir acolhido. Não adianta eu oferecer o melhor serviço do mundo, ter os melhores médicos, contar com medicamentos e produtos de ponta, se o meu acolhimento deixa a desejar. Quando ampliamos os setores de uma unidade de Saúde, o objetivo é dar conforto a quem procura os nossos serviços. Eu vejo o presidente do HRDV sensível a essa necessidade – explicou Edmar, que está comandando a Clínica de Oncologia do HRDV há cerca de 18 meses.
Rio Bonito tem capacidade de ter um Centro de Diagnóstico, o que daria agilidade nos tratamentos, diminuiria fila de espera por exames, entre outras vantagens para o usuário do Serviço Único de Saúde (SUS). Essa pode ser a próxima novidade no HRDV. “A chegada da Clínica de Radioterapia é fundamental para essa pretensão futura”, assegura Edmar.

A Saúde também pode ser a referência e principal identidade de Rio Bonito, algo que é perseguido pelos governantes e munícipes há tantos anos.
– Quando essa estrutura toda estiver atuando, o Hospital Darcy Vargas funcionando bem, os médicos e outros profissionais de Saúde da cidade sendo aproveitados por essa estrutura virtuosa; não há dúvidas de que a área de Saúde se tornaria muito forte e acabaria sendo um motor importante para Economia, Educação e demais setores – discorreu o Edmar Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário