sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Autoridades em alerta com barragem que pode levar água de Rio Bonito para Maricá

Flávio Azevedo
Reunião na CEDAE com autoridades de Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí.
Nessa quinta-feira (07/02), o prefeito José Luiz Antunes (PP), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Humberto Belgues (PSL); e do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Eliton Figueiredo; estiveram na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Eles foram recebidos pelo novo presidente da estatal, Helio Cabral. Também marcaram presença os prefeitos de Tanguá e Itaboraí, Valber Carvalho (PTB) e Sadinoel Oliveira (MDB), respectivamente. O encontro foi ciceroneado pelo secretário estadual das Cidades, Juarez Fialho.

Na pauta, o abastecimento de água para Rio Bonito e Região, um desafio que o governo do estado há anos, entra governo e sai governo, não consegue superar. Segundo as nossas fontes, a delegação de Rio Bonito tinha um interesse especial no encontro. A retomada do projeto de levar água da Cedae para o 2º Distrito e Sambê, além da regularização do abastecimento para bairros centrais que seguem sofrendo com a falta d’água.

Na pauta principal, um projeto audacioso que vem sendo anunciado pela Prefeitura de Maricá desde 2018. Em parceria com o governo do Estado, está sendo planejada a construção de uma barragem entre os municípios de Rio Bonito e Tanguá para abastecer localidades maricaenses que sofrem com a falta d’água. Segundo informações divulgadas nas mídias oficiais da Prefeitura de Maricá, será formado um lago com uma área de 500 hectares com condições de produzir uma vazão de 800 litros por segundo. Desse volume, 500 litros por segundo seriam direcionados à Maricá e 300 litros por segundo para Tanguá. O projeto está orçado em R$ 250 milhões e inicialmente seria custeado pela Prefeitura de Maricá.

O que está preocupando o prefeito José Luiz Antunes é que estão planejando e projetando um equipamento que vai captar água de Rio Bonito. Mananciais da Região de Tomascar seriam captados para formar a barragem. Atualmente as águas produzidas em Braçanã, o Rio Caceribu, já abastecem Tanguá. Segundo interlocutores do chefe do Executivo, no entendimento do prefeito, o município precisa ser compensado por essas explorações.
– A nossa arrecadação é pequena, a nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem poucos recursos e aqueles que estão lucrando com a exploração da nossa água deveriam compensar Rio Bonito de alguma maneira. Precisamos de recursos para combater o desmatamento e promover o reflorestamento de áreas degradadas, o que é fundamental para que os nossos mananciais sigam produzindo a água que todo mundo quer, mas não recebemos nenhum recuso para isso. O estado sequer cumpriu o compromisso de levar água tratada para o 2º Distrito e para o Sambê – afirma um dos interlocutores do prefeito em conversa com a nossa reportagem.

Defendendo Rio Bonito
Prefeito José Luiz Antunes e
Vereador Humberto Belgues
Em sua mídia social e na Fanpage da Câmara Municipal de Rio Bonito, o presidente da Casa, vereador Humberto Belgues; afirma que o prefeito está atento a esses movimentos da Cedae e conta com o apoio do poder Legislativo. O presidente do Legislativo também vê o prefeito desconfiado com esses projetos e afirma que as experiências anteriores contribuem para essa desconfiança.
– Em 2011, quando o prefeito Mandiocão assinou a concessão da água de Rio Bonito para Cedae, a parte que mais interessou foi o acordo de levar água para o 2º Distrito e para o Sambê, compromisso que não foi cumprido pela Cedae. Isso deixa o prefeito muito desconfiado. Estão fazendo planos contando com a água de Rio Bonito, mas que vantagem Rio Bonito terá como município produtor do principal produto que está em negociação? – questiona Humberto.

Para o presidente da Câmara, a Cedae já usa o manancial de Braçanã para abastecer Tanguá e o município de Rio Bonito não recebe nenhum tipo de beneficio ambiental ou econômico por isso. O vereador acrescenta que entende a necessidade dos maricaenses, mas destaca que puxar água de Rio Bonito para outros centros sem que o território riobonitense esteja sendo atendido em sua totalidade não está certo.
– Eu fico imaginando como deve sofrer a população de Maricá sem água, a pressão que deve existir sobre os governantes daquele município por conta desse problema, mas precisamos defender a nossa população. Somos representantes do povo de Rio Bonito e precisamos defender os interesses de nossa gente e por isso estamos aqui dialogando com o estado – destaca Humberto.

A barragem
Irinaldo Cabral e o secretário Adyr Mota; apresentam o projeto de abastecimento de Maricá.
Enxergada como solução para o problema da falta d’água em bairros de Maricá, a barragem é um projeto da Prefeitura de Maricá com a Cedae. O equipamento vai garantir o abastecimento hídrico para todo o município pelos próximos 20 anos. A expectativa é que o projeto fique pronto em cerca de três anos. 

O sistema vai funcionar com adutoras a partir do reservatório. As tubulações serão subterrâneas e terão 23km de extensão até Maricá. Ao chegar na cidade, uma parte da água será direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), já existente no Flamengo, que tem capacidade de operação de 120 litros por segundo. Outra parte será destinada para uma nova ETA, ainda sem local definido, mas que terá capacidade de tratar 400 litros por segundo.

Segundo o coordenador de saneamento da Secretaria de Urbanismo de Maricá, Irinaldo Cabral, a ideia surgiu para suprir a necessidade de atender a região central do município, abastecida pelo Rio Ubatiba. Porém o crescimento da cidade foi maior do que a capacidade de fornecimento do rio. Uma parte de Itaipuaçu e Inoã já é beneficiada por tubulações ligadas ao sistema Imunana-Laranjal, operado pela Cedae, mas com a expansão urbana o abastecimento está insuficiente.

Um comentário:

  1. Não concordo hj temos água e no futuro???
    "Dar a um santo, tirando de outro???"
    Peraí!! Quais os malefícios para Rio Bonito???
    Quais Malefícios para o meio ambiente?
    Não temos que aceitar!!!
    Tem que ver com muita cautela, coloquem os interesses políticos de lado e vejam realmente o da população de Rio Bonito, se da outra vez não cumpriram nada, porque dessa vez irao, o que nos garantem? Tomascar as vezes fica seca!!!
    Não adiantam vir com conserva fiada e jogada de interesses políticos não!!
    Estamos de 👁️👁️!
    Se não fazem aqui, vão agora fazer por Maricá???
    Porque não dessalinam a água de Maricá??
    Porque não tratam a água igual fazem na Alemanha, que de esgoto fazem água potavél???
    O que irão gastar com isso!!!
    Aposto que dar p fazer uma tecnologia Israelense ou Alemã!!
    Pra fazerem que façam para o bem comum, mas incluindo Rio Bonito.Vem pegam nossa água e só!!! 💪
    ACORDA RIO BONITO!!!

    ResponderExcluir