quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cedae e seus sabujos sempre prejudicam Rio Bonito

Flávio Azevedo
Estou noticiando, desde o ano passado, uma parceria do governo estadual com a Prefeitura de Maricá, que consiste em captar água de Tomascar, que é produzida no território de Rio Bonito, para abastecer Maricá. Em tempos de população cabreira com histórias de barragem, os caras querem exatamente construir uma barragem na divisa de Rio Bonito com Tanguá, para levar água para Maricá.

Vale destacar que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) já capta a água do Rio Caceribu (Braçanã) para abastecer Tanguá. Acrescento que o serviço de abastecimento de água ao riobonitense não é bem prestado. Aliás, é sempre bom lembrar que o então secretário de obras, Luiz Fernando Pezão (hoje, preso), colocou a faca no peito do prefeito José Luiz Antunes (2012), que acabou assinando a concessão da água de Rio Bonito para a Cedae.

À época, o ex-governador Sérgio Cabral preparava a Cedae para ser privatizada. Segundo os bastidores políticos daquele período, um consórcio envolvendo a empreiteira Delta e outras empresas picaretas (hoje, todas sob o radar da operação Lava Jato), comprariam a Cedae. Um negócio da China que engordaria ainda mais as abastadas contas bancárias das quadrilhas que dominavam a política no Rio de Janeiro.

A faca no peito do prefeito consistiu no seguinte: o governador Sérgio Cabral estumou seus sabujos, tendo como líder da matilha, a então candidata a prefeita, Solange Almeida; a sair pelo território riobonitense, sobretudo no 2º Distrito, dizendo que o prefeito, José Luiz Antunes; não queria assinar com a Cedae, um contrato que levaria água tratada para Boa Esperança e Parque Andréa. “O prefeito é uma boa pessoa, mas é um homem muito difícil, não tem parceria com ninguém, não quer ser parceiro do governo do Estado, que gostaria muito de ajudar Rio Bonito”. Quem nunca ouviu essa cantilena cretina?

Pressionado por esse estratagema da “medusa” da política riobonitense, mas sem querer explanar a picaretagem que envolvia o negócio, o prefeito assinou o contrato de concessão da água de Rio Bonito para a Cedae. A contrapartida de levar água tratada para Boa Esperança, Parque Andréa, Viçosa e Sambê, nunca aconteceu. A “medusa” governou quatro anos e não resolveu essa questão que foi chancelada por ela. Hoje, Cabral está preso. Eduardo Cunha está preso. Pezão está preso. Paulo Melo está preso. Falta prenderem a líder da maldita matilha que forçou o prefeito entregar a nossa água para o governo do estado.

É público e notório que eu discordo do prefeito José Luiz Antunes num monte de coisas. Ele também discorda de um monte de coisas que eu falo e escrevo. Sigo achando o nosso prefeito um tremendo Pangaré, mas está aí um assunto que ele terá meu apoio incondicional enquanto estiver peitando a Cedae e defendendo Rio Bonito. É isso que queremos dos nossos representantes. Que defendam o nosso território e não que sejam sabujos de interesses picaretas de governador e deputados “parceiros”.

Aproveito a oportunidade para cumprimentar o vereador Humberto Belgues pela harmonia que tem demonstrado com o chefe do poder Executivo. Tinha um monte de boca de sabão dizendo que Humberto ia fazer oposição ao prefeito, esculachar o cara... Até aqui eu vejo o presidente do Legislativo buscando diálogo, aproximação, tentando ser parceiro. É claro que a fiscalização e a vigilância, atribuições do Legislativo, não podem ser esquecidas, mas a harmonia que tem como objetivo o bem estar da população é sempre muito bem vinda!

Todos os mecanismos de Comunicação e os espaços de cidadania representativa que participo, por exemplo, a Agenda 21; estarão à disposição dos poderes Executivo e Legislativo de Rio Bonito enquanto eles estiverem lutando pelo melhor para nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário